Meio Ambiente intensifica plantio de árvores em diversos pontos

A Prefeitura de Santa Bárbara dOeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou nesta semana o plantio de árvores em diversos pontos do município. Técnicos realizam plantios Avenida dos Bandeirantes, na Vila Oliveira, e na Rua Anhanguera, no Jardim Conceição. A ação integra os projetos de revitalização das avenidas de Santa Bárbara d’Oeste, como ocorreu com a Avenida Santa Bárbara.

Na Avenida dos Bandeirantes são plantadas 52 mudas e Avenida Anhanguera mais de 50 mudas. As espécies foram ipê-amarelo, ipê-branco e ipê-rosa-de-el-salvador. Após os plantios no canteiro central a Secretaria executará o serviço de poda e extração de árvore na Avenida dos Bandeirantes, substituindo algumas destas árvores extraídas por outras melhores. Além dos serviços de roçagem e pintura de guias que já estão sendo efetuados.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente outras avenidas que estão dentro do projeto de revitalização são Avenida Monte Castelo, entre o Jardim Primavera e Centro, Avenida João Ometto, no Jardim Panambi, Avenida Tiradentes, no Centro, Avenida Mogi Guaçu, no Jardim das Orquídeas, e Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim Belo Horizonte, além de novos projetos para Parque dos Ipês, no Jardim Belo Horizonte, e Parque Araçariguama, no Jardim Itamaraty.

 

Educação Ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (24) ações no CIMCA I (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente), na Vila Boldrin. As crianças puderam acompanhar a última etapa do trabalho de Educação Ambiental da pasta que aconteceu durante o ano inteiro em CIMCAs e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.

 

Foram cinco encontros que contaram com diagnóstico de impactos ambientais do entorno da unidade, orientação aos funcionários sobre a correta separação de resíduos recicláveis, apresentação sobre resíduos sólidos e arborização urban, além de orientações sobre o tratamento dos resíduos orgânicos – com a montagem de uma composteira no local.

“A criança, sem dúvida alguma, é o melhor agente multiplicador que existe. Pois ela cobra dos adultos e, o que é melhor, pra eles é tudo simples. Portanto, fazer essa interação com as crianças e criar nelas o sentimento de respeito ao que de todos, ao que é comum, como o meio ambiente é a melhor maneira de conseguirmos uma qualidade melhor de vida para todos”, ressaltou o secretário da pasta, Cleber Luis Canteiro.

Arborização urbana

O plantio de árvores nas calçadas pode ser solicitado pela população por meio do Programa Disque Árvore – canal de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal. A iniciativa funciona por meio do telefone 3464.9010. O cidadão, ao entrar em contato, responderá os questionamentos de um cadastro e agendará o plantio de árvore em frente à sua casa. Espécies adequadas para a arborização urbana poderão ser escolhidas e, posteriormente, as equipes de trabalho do Meio Ambiente se deslocarão até o local para abertura de quadro e plantio de árvore sem custo algum.

A solicitação de plantio e o cadastro também poderão ser encaminhados pelo site oficial da Prefeitura, o www.santabarbara.sp.gov.br (Banner Disque Árvore). Entre as espécies disponíveis para o plantio estão Aldrago, Calabura, Cassia-imperial, Escova-de-garrafa, Grevilha-anã, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Jacarandá-mimoso, Melaleuca, Magnólia-amarela, Oiti, Pata-de-vaca, Pau-ferro, Quaresmeira, Resedá e Sibipiruna.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Comentários

Notícias relacionadas