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Marketing digital: entenda mais sobre essa tendência

Conceituar marketing digital pode ser uma tarefa simples, mas o fato é que seu significado pode ser bem amplo.

A primeira coisa que uma empresa deve entender, é que esse conjunto de estratégias executadas no meio digital não tem como objetivo apenas vender.

Ele também ajuda a atrair novos negócios, criar um relacionamento com os clientes e estabelecer uma identidade para a marca, digitalmente. 

Para isso, faz uso de algumas estratégias, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Em meio ao crescimento rápido e contínuo da internet, agindo como uma verdadeira influenciadora na vida dos usuários, o marketing digital se tornou indispensável para as empresas.

O consumidor moderno recorre à internet para pesquisar a respeito de produtos e serviços, e também para investigar tudo a respeito de determinada marca.

Os diversos canais do meio digital, então, passam a ser aliados das organizações, para que elas estejam sempre ao alcance dos consumidores, estabelecendo um relacionamento com eles.

No entanto, não basta apenas estar na internet, é preciso saber como fazer isso, tendo como base as estratégias do marketing digital.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é marketing digital, sua importância e as principais estratégias.

O que é marketing digital?

O marketing digital traz consigo um conjunto de estratégias que empresas de todos os setores executam de maneira on-line, ou seja, dentro dos canais existentes na internet.

Quando elas fazem isso da maneira certa, conseguem gerar novos negócios, se relacionar com o público correto e estabelecer a sua identidade.

Como resultado, promove produtos e serviços, além de sua própria marca. Atualmente, o marketing digital é a principal maneira que uma empresa tem para se comunicar com seu público-alvo diretamente, de maneira personalizada e no melhor momento.

Ele se tornou a principal fonte de comunicação entre empresas e consumidores, porque as pessoas estão cada vez mais conectadas, principalmente depois dos aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

Portanto, todos os esforços de marketing realizados no ambiente on-line por uma fabricante de escada metálica externa, por exemplo, são muito importantes e devem ser bem executados.

Para fazer isso, as organizações utilizam canais digitais, sendo os principais blogs, sites de busca, redes sociais, e-mail, dentre outros. Tudo isso sempre voltado para solucionar as dores e desejos dos consumidores.

Além disso, o marketing digital é muito versátil e democrático, podendo ser usado por empresas dos mais variados tamanhos, com as mesmas possibilidades de sucesso.

Para isso, basta apenas conhecer bem o seu significado e entender a sua importância no mundo moderno do marketing das marcas.

Além disso, é um tipo de ação que oferece o melhor retorno sobre investimentos, porque consegue definir métricas mais claras e simples de medir.

Por isso, ele é considerado o novo marketing, trazendo para as organizações resultados mais satisfatórios, assumindo uma enorme importância.

A importância do marketing digital para as organizações

Atualmente, o marketing digital deve ser prioridade para qualquer empresa que deseja crescer, desde aquelas que oferecem aluguel de gerador para eventos até os mais variados perfis.

Analisando as campanhas presentes na internet nos mais diferentes canais, é possível notar o quanto o marketing digital mudou, para melhor, as estratégias das marcas.

Essas estratégias trazem mais economia, além de estreitar a relação entre empresa e público-alvo. Sendo assim, o marketing digital é importante, pois:

1 – Permite mais interatividade

O marketing digital tem sido cada vez mais adotado pelas empresas, porque ele permite mais interatividade com o público. 

Isso acontece, também, porque o foco já não é mais no produto, mas, sim, na experiência do consumidor e na sua jornada de compra.

Para que isso dê certo, empresas, como uma fabricante de ponte rolante manual, fazem suas campanhas adotando as melhores estratégias, para que, do outro lado, o público possa interagir e opinar.

2 – Melhor análise e mensuração

Antigamente, era muito difícil mensurar a efetividade de uma campanha, principalmente nas campanhas off-line, como comerciais na TV.

Até o surgimento do marketing digital, as empresas gastavam muito dinheiro com campanhas que muitas vezes eram ineficientes. Mas, atualmente, com as estratégias on-line, isso ficou muito mais fácil.

As falhas são rapidamente identificadas, permitindo melhorias e aumentando o retorno sobre investimento.

3 – Melhores oportunidades para as empresas

O marketing digital diminuiu a distância entre as empresas e os clientes. Isso significa que, com ele, mesmo uma pequena empresa que está começando agora pode fazer uma excelente campanha, atraindo consumidores do mundo todo.

Isso também beneficia os consumidores, pois eles podem conhecer outras opções de empresas que oferecem um mesmo produto ou serviço. 

Tal possibilidade leva os clientes a novas marcas do mercado, trazendo oportunidade de crescimento.

4 – Direcionamento certo

O marketing digital possibilita que uma fabricante de caixa de calibração de relés, por exemplo, fale com um número maior de pessoas – mais do que isso, permite que ela fale com as pessoas certas.

Esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital, pois permite que as empresas atraiam as pessoas certas. Ou seja, não é um tiro no escuro, mas, sim, um tiro certeiro que mira o público-alvo ideal.

Como vantagem existe uma grande economia de dinheiro, evitando que as organizações invistam muito capital em uma campanha que impacte o público errado. 

As campanhas chegarão apenas a quem realmente tem interesse, trazendo bons resultados.

Para conquistar todos esses benefícios, o único segredo é conhecer as principais estratégias de marketing digital e como colocá-las em prática.

Principais estratégias de marketing digital

Para atingir todos os benefícios trazidos pelo marketing digital, é fundamental saber usar as suas estratégias de maneira inteligente. 

Mas no meio de tantas possibilidades, como escolher a ideal? Sendo assim, é necessário saber um pouco sobre cada uma delas.

1.Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração, sendo seu principal objetivo fazer com que as pessoas encontrem as empresas, como uma fabricante de empilhadeira para container.

No Inbound, as marcas procuram entender as dores e necessidades do consumidor, estabelecendo um canal para se comunicarem com eles. Esse canal tem como objetivo oferecer uma solução para os clientes.

Para implementar uma boa estratégia de Inbound Marketing, o primeiro passo deve ser identificar o objetivo da empresa. 

Por exemplo, uma fabricante de calibrador de rosca anel deseja gerar 50 leads classificados. Após isso, é necessário conhecer o público-alvo.

Identificando o público-alvo

Para identificar o público-alvo, é necessário criar uma persona, ou seja, aquele perfil ideal de consumidor. Dessa forma, fica mais fácil oferecer a ela exatamente a solução que precisa.

Descubra onde está a persona

É necessário usar um canal de comunicação com a persona, de preferência onde ela está. Para isso, a empresa deve entrar em páginas, grupos, fóruns e outros locais sobre assuntos referentes ao seu nicho de mercado. 

São nesses pontos que estarão os clientes em potencial das empresas. Ou seja, mais um tiro certo na sua estratégia. 

Atração

Para atrair os usuários e transformá-los em leads, o primeiro passo é gerar tráfego qualificado para o site.

Ao entrar no site de uma empresa, como de uma fabricante de solda em aço carbono, o usuário se sentirá atraído pelo conteúdo, facilitando uma ação como o preenchimento de um formulário em troca de um material com informações relevantes.

O conteúdo deve ser inteligente e apresentar soluções para o usuário, e é aqui que entra outra estratégia do marketing digital.

2.Marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias, o marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer ao usuário um conteúdo rico e relevante, além de melhorar o posicionamento de uma página nos sites de busca.

Para produzir esse conteúdo e alcançar bons resultados, a empresa deve trabalhar em cima de publicações direcionadas ao seu público, sobre assuntos de seu nicho, como automação de geradores de energia, por exemplo.

Para torná-lo ainda mais rico e relevante, podem ser usadas opções como:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Testes;
  • Webinars.

Redes sociais

As redes sociais também são uma excelente estratégia em marketing de conteúdo, porque elas estimulam o diálogo entre as empresas e os consumidores. 

A partir delas, as marcas conseguem entender melhor o seu público, além de melhorar o engajamento.

Uma excelente maneira de usar as redes sociais pelas empresas é por meio do compartilhamento de conteúdos atualizados no site ou blog da empresa. 

Esse compartilhamento alcança um número grande de pessoas, aumentando o tráfego no site.

O marketing digital mudou muito, juntamente com suas estratégias, com a maneira como as empresas se relacionam com seus consumidores e ofertam seus produtos e serviços a eles.

Essas mudanças trouxeram benefícios para ambos os lados, pois as marcas conhecem mais os seus consumidores, vendendo com mais facilidade; e os consumidores têm acesso àquilo que precisam, com mais qualidade e informação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

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