Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Manifestação e panfletagem contra o PL4330 é realizada na Praça Central

Hoje (30) no período da tarde foi realizada na praça central uma manifestação contra o PL4330 e panfletagem para a população barbarense entender melhor oque pode acontecer se aprovado esse projeto de lei.

 

Assista a reportagem completa:

Estiveram presentes na manifestação contra o PL4330 representantes do Sindicato Têxtil de SBO, Sindicato dos Servidores Municipais, SIMPRO – Sindicato dos Professores de Campinas e Região e Sindicato dos Metalúrgicos.

Saiba o que é o PL 4330, que trata da terceirização no Brasil

O Projeto de Lei 4330/2004 prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. Atualmente, a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que rege a terceirização no Brasil, proíbe a contratação para atividades-fim das empresas, mas não define o que pode ser considerado fim ou meio.

A proposta divide opiniões entre empresários, centrais sindicais e trabalhadores. Entre as queixas mais recorrentes daqueles que trabalham como terceirizados estão a falta de pagamento de direitos trabalhistas e os casos de empresas que fecham antes de quitar débitos com trabalhadores.

O projeto em discussão propõe que, em relação ao empregado terceirizado, a responsabilidade da empresa contratante seja, em regra, subsidiária. Ou seja, a empresa que contrata o serviço é acionada na Justiça do Trabalho somente quando a contratada não cumpre as obrigações trabalhistas e após ter respondido, previamente, na Justiça.

O texto do PL 4330 é  de autoria do deputado  federal Sandro Mabel (PL-GO)

 Redação
Comentários

Dennis Moraes