Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mamãe Noel Especial no Natal antecipado do Boldrini

 


Este ano o Natal do Centro Infantil Boldrini, em Campinas (SP) terá a presença de uma Mamãe Noel muito especial. Trata-se de uma garotinha de apenas 8 anos em tratamento na instituição, mas que teve atitude de gente grande: arrecadou brinquedos para presentear outras crianças do Boldrini.

 

O projeto natalino de Lívia Aparecida Araújo Guimarães começou no início de novembro. Segundo a sua mãe Aline Jesus de Araújo, “Lívia quis retribuir o carinho e atenção que recebeu durante o tratamento no hospital e fazer algo pelas crianças, porque sabe como foi difícil o processo”. Natural de Jundiaí, Lívia gravou um vídeo contando a sua iniciativa de arrecadar brinquedos e a mãe postou nas redes sociais para conseguir apoio de outras pessoas, que já acompanhavam a luta da princesinha. No vídeo Lívia diz que “ficava feliz, se distraía quando ganhava brinquedos no hospital e que assim, quando se dava conta, já havia passado o tratamento”.

livia-2
Lívia Aparecida Araújo Guimarães

 

Segundo a mãe, “Lívia esteve metade do tratamento internada e sabe o quanto o brincar e se distrair são fatores importantes nesse processo. Daí surgiu a ideia do projeto de Natal”. Lívia fará a entrega dos brinquedos no hospital no dia 15 e diz que seu “maior sonho é estar curada para sempre e que essa doença deixe de existir, já que não deseja para nenhuma criança o que passou”. Sonha ainda em poder brincar livremente, como fazia antes do tratamento. Ela trata a doença há um ano no Boldrini. Passou por cirurgia e nas próximas semanas deve fazer novos exames para “comprovar a eficiência do tratamento e enfim a tão sonhada cura”, comenta a mãe.

 

 

 

Natural de Mogi Mirim, Tainá Guarnieri, 11 anos, está ansiosa para encontrar o Papai Noel no hospital. Ela, assim como a mãe Cristiane Helena Batista Guarnieri, desde os 7 meses de idade fazem acompanhamento de doença congênita (agranulocitose), que promove falha na fabricação dos leucócitos. A pequena, que sonha em ganhar a decoração nova do quarto, disse que “quebrou o cofrinho e contribuiu com 346 reais para a ajudar na compra da penteadeira”. A mãe só deseja que o “governo não deixe de entregar na rede pública o medicamento (granulokine), fundamental para elas manterem a doença sob controle”.

 

A pequena Laura Faria Navarro, de 3 anos, só quer saber de brincar na Brinquedoteca do hospital. A mãe Ednéia Farias, fotógrafa profissional em Sumaré onde residem, diz que Laura adora brincar com bonecas e casinhas. “Ela trata de LLA (leucemia linfoide aguda). E o presente de Natal da família será perceber que Laura está respondendo bem ao tratamento”, diz a mãe.

 

O corintiano Gabriel Bispo Fernandes, de 12 anos, pretende ser famoso como o craque Neymar. Para atingir o seu sonho, ele frequenta há seis meses uma escolinha de futebol, em Capivari, cidade onde mora. Portador de anemia falciforme trata no hospital desde 2007. O pai de Gabriel tem o traço da doença, mas não desenvolveu. O garoto espera ser descoberto por algum “olheiro” e diz que a bola de futebol já pediu de presente ao Papai Noel.

 

Para alimentar os sonhos das crianças do Boldrini, grupos musicais, corais, missas natalinas, Papai Noel e Mamãe Noel, espetáculo de dança, distribuição de livros e brinquedos e personagens como Mickey, Minnie, Princesas, Piratas, Alice e Chapeleiro fazem parte da programação natalina organizada por pedagogos, brinquedistas e voluntários. A festa terá ainda guloseimas, como sorvete, pipoca e refrigerante para pacientes e familiares.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 4  – 14h30  – Cantata de Natal – Capela

Dia 6  –   9h      – Apresentação musical com palhaços e distribuição de presentes

Dia 6  – 10h      – Missa de Natal na Capela do Boldrini

Dia 7  –   9h      – Grupo de Dança – O Mágico de Oz

Dia 7 –  10h       – Culto e entrega de brinquedos

Dia 12 –  9h30  -Papai Noel e Mamãe Noel distribuem presentes

Dia 12 –  9h30  – Coral Jovem de Sinos – Recepção

Dia 12 -11h      – Coral Jovem de Sinos – Radioterapia

Dia 13 –  9h30  – Papai Noel distribui presentes e livros

Dia 14 –  9h30  – Papai Noel (pai de paciente) distribui presentes

Dia 15 – 9h30   – Mamãe Noel distribui presentes

Dia 18 -14h30  – Cantata de Natal – Capela

Dia 19 –  9h      – Presença de personagens e distribuição de presentes

Dia 20 – 9h30   – Papai Noel distribui presentes

Dia 20 – 9h       – Apresentação de dança e música. Distribuição de presentes

Dia 21 – 9h       – Presença de personagens e distribuição de presentes

Dia 21 -10h     – Cultinho de Natal – Capela

 

 

Centro Infantil Boldrini ? maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 38 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.  www.boldrini.org.br

 

 

Comentários

Dennis Moraes