SB24Horas

Notícia na hora certa!

Mais de 8 mil CNHs são renovadas em mutirão do Detran.SP na Capital e Interior em 12 horas de atendimento

Em parceria com o Poupatempo, ação aconteceu em 87 unidades de atendimento espalhadas pelo Estado de São Paulo

 

Mutirão realizado pelo Detran.SP atendeu na última segunda-feira(01/11) 8.646 cidadãos que precisavam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado de São Paulo. Oferecida em todas as 87 unidades de atendimento do departamento integradas aos postos Poupatempo, a ação ocorreu mediante agendamento via portal, aplicativo ou totens de atendimento do Poupatempo.

 

Para quem não participou desta ação, não se preocupe. Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou ainda por meio do aplicativo Poupatempo Digital. O único deslocamento obrigatório é para o exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

 

Vale reforçar que embora os prazos para a renovação da CNH estejam suspensos por tempo indeterminado para CNHs vencidas desde 1º de março de 2020, conforme determinação federal o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a recomendação é que os condutores realizem o serviço o quanto para evitar correria na retomada dos novos prazos.

Para solicitar a renovação da CNH, o condutor não pode ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão da habilitação, por exemplo. É importante lembrar que todos os motoristas podem baixar a CNH digital, que tem a mesma validade do documento impresso, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 

“Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, o Detran.SP disponibiliza o serviço para o cidadão paulista. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado as plataformas digitais para manter a documentação em dia”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

 

É importante dizer que, desde o início da pandemia, o Detran.SP realizou diversas ações para acelerar o atendimento para quem precisa obter a primeira habilitação ou renovar o documento.

 

Para cidadãos da capital, o órgão ampliou em julho deste ano em 98,6% a quantidade de provas teóricas realizadas semanalmente. A ação ocorreu nas cinco unidades do Poupatempo (Lapa, Itaquera, Sé, Santo Amaro e Cidade Ademar), na sede da autarquia e na CDHU(Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

 

 

Aumento de 98%

Entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020.

 

Com a ampliação dos serviços digitais do Detran.SP, hoje 60% das renovações de CNH são feitas sem a necessidade do motorista comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento. Em 2020, somente 27,4% desses procedimentos eram efetuados pelos canais eletrônicos.

 

Além do serviço de renovação da CNH, o Detran.SP disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos. Podemos destacar também: segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.