Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mais de 100 pessoas participam de protesto em frente a Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste


Estagiários da educação fazem manifestação contra demissões da prefeitura de Santa Bárbara

 

Mais 100 pessoas realizaram um protesto em frente á Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste na manhã desta quinta-feira (15). O ato é uma resposta contra a prefeitura que demitiu nesta quarta-feira (14) cerca de 400 estagiários da área de Educação, segundo os manifestantes.

 

Eles chegaram por volta das 7h00 na praça em frente ao fórum, onde se concentraram, por volta das 09h30 todos seguiram em direção a prefeitura, os manifestantes entraram no paço municipal e sentaram no chão onde gritaram palavras de ordem. Os estagiários carregavam cartazes com dizeres como: “Praças são mais importantes do que Educação?” e “Estágio com descaso não é estágio”.

 

“informaram a todos ontem a tarde, sem mais nem menos e ainda por WhatsApp, Estou na prefeitura desde agosto e tenho contrato de dois anos. Não aceitamos isso. temos nossos direitos tambem”, desabafa Fernanda Gobbo,de 20 anos, ela trabalhava em uma das creches da prefeitura e foi uma das lideres da manifestação.

 

A segurança foi reforçada com guardas municipais,mas, não houve registro de ocorrências, duas representantes dos manifestantes foram recebidas pela assessoria do prefeito Denis Andia, onde foram orientadas a comparecer na secretaria de educação, lá, foram informadas que a prefeitura residiu o contrato com a empresa terceirada devido a falta de dinheiro em caixa.

 

Prefeitura encaminha nota sobre o protesto:

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informa que não há nenhum vínculo empregatício entre o Município e os estagiários. O Município tem um convênio com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), órgão que gerencia os estágios e é responsável em prestar a orientação neste momento. A Prefeitura, inclusive, notificará nesta sexta-feira (16) o CIEE para que tome as medidas e providências necessárias em decorrência do movimento realizado.

A decisão pelo fim do contrato dos estagiários em 22 de dezembro ocorre respeitando-se o término do ano letivo, que se dará em 21 de dezembro. Sendo assim, não haverá nenhum prejuízo às atividades escolares, já que as crianças da rede municipal estarão no período de férias.

Nenhum direito da legislação trabalhista será ferido, pois os estagiários não são servidores municipais.

Tão logo procurou pela Prefeitura, o grupo de estagiários recebeu a informação que seria recebido por representantes da Administração Municipal na Secretaria de Educação no sentido de auxiliá-lo junto ao CIEE, o que ocorreu.

A Administração Municipal reforça o compromisso com a qualidade da educação de Santa Bárbara d’Oeste. Assim que o período letivo de 2017 tenha início, as atividades escolares serão plenamente realizadas, prezando pelo ensino barbarense – reconhecido pela 1a colocação no ranking do Ideb e pelo ranking das 3 melhores escolas da microrregião.

Assessoria de Imprensa

 

*matéria atualizada para acréscimo de informações – 15/12/2016 ás 19h.

Reportagem: Rafael Rezende – MTB: 80.412/SP

Comentários

Dennis Moraes