Pesquisas desenvolvidas por alunos da instituição apontam soluções para empreendimentos rentáveis e ambientalmente corretos
O livro Top Projects será lançado na próxima terça-feira, 18 de junho, na IBE-FGV de Campinas, durante o 1º Prêmio de Excelência Acadêmica. A publicação aborda os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso com viés de sustentabilidade e apresenta soluções ambientalmente corretas alinhadas ao desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.
Para o presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma, a problemática ambiental impõe uma grande responsabilidade aos executivos. “Nossos cursos formam presidentes, diretores e líderes que estão sempre à frente dos negócios e transformações das empresas. Diante da crise ambiental, o papel desses profissionais passa a ser fundamental para que as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor e é por isso que resolvemos destacar os trabalhos com esse viés”, destaca o presidente.
Bicicletas sustentáveis do Brasil para a França
Os alunos do curso de MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais da IBE-FGV, André Faria, Daniel Figueiredo, Eduardo Reis e Matheus Rossi, desenvolveram um projeto de exportação de bicicletas 100% recicladas para a França, país sede de um os maiores eventos ciclísticos do mundo, o Tour de France. A equipe utilizou o produto fabricado pela empresa MuzziCycles, que usa garrafas PET, Nylon e ABS para a fabricação dos quadros das bicicletas.
Segundo um dos integrantes do grupo, André Faria, a iniciativa surgiu da intenção em unir a sustentabilidade aos negócios. “Escolhemos a bicicleta por ser um produto inovador e alinhado à sustentabilidade. Optamos pela França por ser um país com alto potencial de consumo desse produto”, aponta.
De acordo com Faria, o projeto desenvolvido pelos alunos visa à expansão dos negócios da empresa. “Passamos por todos os processos de planejamento e estruturação para que a exportação fosse viável. Pesquisamos os possíveis mercados, as estratégias de marketing e o investimento que deveria ser feito em expansão da produção”, explica.
Os principais ganhos ambientais na utilização da bicicleta sustentável são a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa, o reaproveitamento de materiais que seriam descartados e a eliminação do processo de pintura. O projeto de exportação está com a direção da MuzziCycle, que estuda a implantação.
Projeto transforma poluição em atividade econômica
Outro tema que chama a atenção no livro Top Projects é o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de MBA em Gestão Empresarial da IBE-FGV, Camila Quintana, Christopher Alves, Patrícia Schaun e Tamissa Utescher. Eles desenvolveram um projeto de criação de uma cooperativa para reaproveitar o óleo de cozinha na cidade de Piracicaba e transformar o material em sabonetes artesanais que seriam oferecidos no mercado regional.
O trabalho das alunas vai de encontro com um grave problema ambiental. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil consome 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. No estado mais rico da união, São Paulo, o consumo é de 242 milhões. No entanto, de acordo com estudo feito pela Unicef, apenas 18% do descarte é reaproveitado, o que gera problemas de entupimento das redes de esgoto, degradação da água e do solo e aumenta as possibilidades de enchentes.
Segundo Camila Quintana, uma das integrantes da equipe, o estudo passou por todas as etapas de planejamento para a criação de um novo negócio, como levantamento de mercado, planejamento de marketing e estruturação física e profissional. O projeto, com custo estimado em cerca de R$70 mil, está totalmente finalizado e pronto para ser implantado. “O custo já contempla todos os custos, faltando, apenas, um investidor para colocá-lo em prática, o que traria muitos benefícios ao meio ambiente e à sociedade”, diz.
Fonte: Tantas Comunicação