24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cresce o acesso à medicina nuclear em Campinas e região

Compartilhe essa notícia!

Segundo dados da Dimen, grupo especializado no segmento, houve um aumento de 40% nos exames realizados entre 2011 e 2012

A população de Campinas e região está tendo mais acesso aos recursos da medicina nuclear, utilizados em exames de diagnóstico e tratamento de doenças, como o câncer. É o que aponta um levantamento realizado pela Dimen Medicina Nuclear. De acordo com dados levantados pela empresa, houve um aumento de cerca de 40% no número de exames realizados no último ano. Em 2011, as duas unidades da Dimen em Campinas realizaram 13.700 procedimentos, já em 2012 o número saltou para 19.100.

Nos exames mais procurados estão as cintilografias de miocárdio e óssea e o PET-CT, procedimentos que utilizam um método de diagnóstico por imagem que permite ao médico obter informações sobre as alterações metabólicas que ocorrem em um determinado órgão, antes mesmo de modificações anatômicas, por meio da administração de pequenas quantidades de materiais radioativos.

Dentre os principais fatores do crescimento, a Dimen aponta a divulgação cada vez maior das técnicas da medicina nuclear entre a classe médica, a ampliação do atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, o aumento no acesso da população aos convênios de saúde privados nos últimos anos. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), no período de 2009 e 2010 o número de brasileiros com acesso aos planos de saúde cresceu 8%. Hoje, cerca de 24% da população possui convênio médico privado.

“Com exames mais precisos e rápidos, atualmente a medicina dispõe de métodos capazes de proporcionar informações anatômicas e funcionais ao mesmo tempo, o que aumenta o arsenal diagnóstico e terapêutico e permite a adoção de tratamentos que sejam mais eficazes”, explica a médica nuclear da Dimen, Dilma Mariko Morita.

A tendência se confirma também em outras regiões. A Dimen possui onze unidades distribuídas nas cidades de Araçatuba, Bragança Paulista, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo e em Alfenas e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O número total passou de 42.050 procedimentos realizados em 2011 para 53.100 em 2012, o que resulta em um aumento de mais de 25% nos atendimentos.

A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de materiais radioativos para a obtenção de imagens de determinada região, capazes de revelar informações funcionais, extremamente importantes no direcionamento da conduta clínica e terapêutica.

Sobre a Dimen

Fundada em 1981, em Araçatuba, a Dimen atua em todas as áreas que compõem a Medicina Nuclear, realizando exames como cintilografias, cirurgias radioguiadas, terapias com radioisótopos, densitometria óssea e PET/CT. O grupo é composto por um grupo de médicos especializados em Medicina Nuclear, com vários títulos referendados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Vários integrantes de seu corpo clínico já estagiaram em diversos hospitais norte-americanos e europeus, com reconhecimento através de publicações internacionais e participações nas principais universidades do país.

A Dimen expandiu suas atividades e hoje atende nas cidades de Araçatuba, Bragança Paulista, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo, Poços de Caldas e Alfenas, no Sul de Minas Gerais.

 

Fonte: Tantas Comunicação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!