Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Limeira: Receita Federal e ISCA Faculdades inauguram núcleo que presta assistência fiscal à população de baixa renda


Alunos atenderão gratuitamente pessoas físicas e micro e pequenas empresas

 

 

A Receita Federal e o ISCA Faculdades, de Limeira, inauguraram no dia 23 de março uma unidade do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), onde alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração, com a supervisão de professores e coordenadores, darão gratuitamente suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda e a micro e pequenas empresas.

 

O núcleo funcionará no campus do ISCA, no qual os estudantes atenderão de forma voluntária. Para marcar a inauguração, aconteceu uma palestra com Eduardo Augusto Caimbro, integrante da equipe nacional do NAF, que falou aos estudantes sobre a importância do trabalho que será desenvolvido. Além de prestar um serviço à comunidade, os graduandos terão a oportunidade de adquirir aprendizado na prática e cumprir as metas de atividades extraclasse exigidas por seus cursos para que obtenham seus diplomas.

 

O NAF prestará assistência a pessoas físicas com renda anual de até R$ 35 mil, além de empresas de pequeno porte e dos estudantes do ISCA Faculdades. Além disso, o núcleo também funcionará como um centro de geração de conhecimento fiscal. Nesse sentido, serão desenvolvidos grupos de estudos envolvendo estudantes, professores e profissionais da administração tributária, mesas de discussões, palestras, seminários, estudos de casos concretos e visitas de estudantes às oficinas da Receita Federal, além de outras formações e capacitações oferecidas aos universitários.

 

Entre o serviços prestados, estão orientações sobre auto-atendimento, preenchimento da Declaração de Ajuste Anual, abertura de MEI (Microempreendedor Individual), cadastro de imóveis rurais, Simples Nacional, cadastro de CPF e muitos outros.

 

Idealizadora e gerente nacional do projeto NAF, Ana Paula Sacchi Kuhar explicou que atualmente há 80 unidades existentes no país, sendo que 68 já estão em funcionamento. O núcleo implantado em Limeira pelo ISCA e pela Receita Federal é o oitavo deste ano. Delegado da Receita Federal na cidade na ocasião da inauguração, Francisco Serrano lembrou que, ao apresentar a ideia ao mantenedor do ISCA, Cesar Denardi, “o projeto foi abraçado imediatamente”.

 

“Além de atender as classes menos favorecidas, o NAF ainda desafoga os trâmites na Receita e proporciona capacitação aos alunos”, destacou Serrano, ele próprio ex-aluno do ISCA Faculdades, onde ingressou na primeira turma do curso de Direito. “O aluno do ISCA já sai pronto para trabalhar”, ressaltou. Também esteve presente à inauguração o superintendente da Receita Federal em Limeira, Valter Koppe.

 

O núcleo atenderá às quartas das 16h às 19h e aos sábados das 8h às 12h. Os atendimentos devem ser agendado pelo telefone 3404-8727. O campus do ISCA Faculdades fica na Rodovia Deputado Laércio Corte (Limeira-Piracicaba), 3.000.

Comentários

Dennis Moraes