Limeira: Polícia Civil instala terminal para boletins de ocorrência na Unicamp

Pedido foi feito pelo vereador Wagner Barbosa à Delegacia Seccional

A Polícia Civil instalou na tarde desta terça-feira, 9 de maio, um terminal para o registro de boletins de ocorrência de forma eletrônica no campus da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) da Unicamp, depois do pedido feito em 19 de abril pelo vereador Wagner Barbosa (PSB) à Delegacia Seccional.

De acordo com o vereador, a solicitação surgiu como forma de auxiliar os estudantes para o registro de ocorrências, especialmente de delitos de menor gravidade, como furtos, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia de polícia. “Muitos alunos deixam de registrar o BO pelo constrangimento de ter de ir até uma delegacia ou mesmo porque não consideram relevante o que foi levado. Isso cria uma subnotificação dos crimes, prejudicando o trabalho de investigação e de policiamento preventivo”, afirmou Wagner.

O pedido de instalação dos terminais para o registro eletrônico de ocorrências foi reiterado ainda pela Comissão de Assuntos Relevantes para estudar a segurança no entorno dos campi da Unicamp de Limeira, proposta pelo vereador Wagner Barbosa. A comissão se reuniu no dia 26 de abril com o delegado seccional, Antônio Luís Tuckumantel.

Segundo Wagner, estudantes e moradores do entorno da Unicamp vêm enfrentando problemas com a falta de segurança, especialmente com furtos de celulares, assaltos e tráfico de drogas. Mais recentemente, ocorreu o assassinato da estudante de engenharia Sandy Andrade Santos, que causou comoção no município.

O delegado seccional, Antônio Luís Tuckumantel, disse que o terminal funcionará 24 horas no local e que um novo totem já foi solicitado à Delegacia Geral de Polícia para ser instalado no campus da FT (Faculdade de Tecnologia) e do Cotil (Colégio Técnico de Limeira). “Esta iniciativa do vereador foi bastante positiva e, com o registro do BO, podemos fazer um mapeamento mais preciso dos crimes e atuar em cima dos casos”, declarou.

Boletim on-line

O BO on-line também pode ser registrado pela Delegacia Eletrônica, no site www.ssp.sp.gov.br/nbo. São 11 tipos de ocorrências possíveis: desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; roubo em que não haja danos e nem vítima de lesão corporal ou morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de objetos; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.

*Informações do Gabinete Parlamentar

Comentários

Notícias relacionadas