Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Limeira: Obra do Piscinão é debatida no Legislativo

Presidente do SAAE, Osmar da Silva Júnior, participou da reunião

 

A obra do Reservatório Enterrado de Contenção de Água Pluvial, conhecido como “Piscinão do Tiro de Guerra”, foi tema da reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia, realizada nesta quinta-feira (8). A construção é objeto de questionamento de possível inauguração sem a conclusão definitiva e de perturbação dos moradores da região durante os trabalhos.

Para explicar a situação, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Júnior, participou da reunião e afirmou que as obras do Piscinão estão 100% concluídas. A obra foi entregue em junho desse ano – dois meses antes do prazo prometido – e teve início em agosto de 2014.

Além disso, o diretor do SAAE afirmou que, após a conclusão da obra, o órgão não recebeu contestação de moradores das regiões onde foram realizados os trabalhos. “Não temos reclamações formais de que existem problemas estruturais. Houve algumas reclamações no início das obras quando estavam abrindo as ruas, mas depois os problemas foram resolvidos”, garantiu Silva.

A construção do reservatório conta com cinco anos de garantia junto à construtora. O diretor explicou ainda que, embora a obra já esteja concluída, a Prefeitura ainda não recebeu oficialmente o Piscinão. No entanto, a garantia só começa a valer após a entrega oficial.

Como todos os vereadores presentes na reunião, o relator do processo administrativo, vereador Luis Fernando Silveira, Luisinho da Casa Kühl (PSDB), achou adequadas as explicações do representante do SAAE e informou que vai pedir, em seu relatório, o arquivamento do processo.

Após ouvir os esclarecimentos, o presidente da comissão, vereador Aloízio Marinho de Andrade, considerou satisfatórias as explicações, bem como o próprio funcionamento do reservatório desde a sua finalização até os dias de hoje. “A meu ver a construção foi um sucesso”, disse. Da mesma forma, os vereadores Lucineis Aparecida Bogo, Lu Bogo (PR), e Ronei Martins parabenizaram presidente do SAAE pelo trabalho e pela relação do órgão com o legislativo municipal.

 

Aproveitamento da água

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Júnior, aproveitou a participação na reunião para explicar sobre o aproveitamento da água acumulada no Piscinão – questionamento que geralmente é feito ao órgão. Em primeiro lugar, informou, o reservatório não suporta o armazenamento de água – o que impediria nova coleta após outra chuva.

Além disso, há o problema de contaminação e poluição passiva da água que chega até o Piscinão. “Deveria haver um sistema para tratar a água, mas o investimento seria muito maior que a construção”, comparou. Segundo ele, o reaproveitamento da água é feito de modo indireto, quando a água é escoada para os rios. “Estamos recarregando os mananciais”.

Participam da comissão os vereadores: Aloízio Marinho de Andrade (PT); Sidney Pascotto, Lemão Da Jeová Rafá (PSC); Lucineis Aparecida Bogo, Lu Bogo (PR); Ronei Martins (PT); e Luis Fernando Silveira, Luisinho da Casa Kühl (PSDB).

Comentários

Dennis Moraes