19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Limeira: Comissão de Saúde debate transporte de pacientes conveniados

Compartilhe essa notícia!

A Comissão de Saúde se reuniu com a diretora do Departamento de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Marina Cristiane Archangelo, para apresentar as reclamações referentes às negativas de atendimento de transporte de pacientes, em especial de idosos, que tem plano de saúde ou estão em clínicas e residências privadas. Os vereadores ponderaram que muitas pessoas têm convênio, mas não têm condições de pagar por serviço de ambulância.

Conforme explicou Archangelo, o protocolo para um paciente pedir atendimento de ambulâncias prevê que a avaliação deve passar primeiramente pelo serviço social da Central de Ambulâncias. Segundo a diretora, hoje a instituição avalia caso a caso, se não houver no contrato do plano, da clínica ou da residência, o serviço social faz a triagem e decide se disponibiliza ambulância ou gratuidade de transporte coletivo.

A presidente da Comissão, vereadora Dra. Mayra Costa, sugeriu a criação de um cadastro desses pacientes, junto às clínicas e residências, para agilizar a análise do contrato dos convênios. “A meu ver o munícipe está pagando impostos e, mesmo que tenha plano de saúde complementar, ele tem direito de usar o SUS”, disse.

A diretora Marina Cristiane Archangelo, que representou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Ferrari, se comprometeu a apresentar uma resposta por escrito com detalhes dos procedimentos.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo os vereadores: Dra. Mayra Costa (presidente), Aloízio Marinho se Andrade (vice-presidente), Sidney Pascotto – Lemão Da Jeová Rafá (secretário) e Luis Fernando Silveira – Luisinho Da Casa Kühl.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!