fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Junta Militar de Sumaré reforça que o alistamento militar online segue até 30 junho

Atendimento presencial está suspenso devido às ações para enfrentamento do vírus Covid-19

 

 

 

 

Com o atendimento presencial temporariamente suspenso devido às medidas de combate à Covid-19 (coronavírus), a Junta Militar de Sumaré reforça que os sumareenses, nascidos em 2002, têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório online.

 

O alistamento deve ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br ou por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. Para ter acesso e realizar o preenchimento do formulário, o jovem precisará informar o número de CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Depois, basta seguir as orientações.

 

Ao final do procedimento é imprescindível que o jovem faça a impressão do certificado de alistamento online, que servirá como comprovante provisório do documento. Mas atenção! Após essa etapa, também será necessário se apresentar à Junta Militar, no entanto, a orientação é que o jovem permaneça em isolamento domiciliar e procure o serviço só após a normalização do atendimento presencial.

 

Para jovens nascidos em anos anteriores e jovens deficientes físicos nascidos em 2002, o alistamento deve ser presencial e está temporariamente suspenso.

 

Além de ser um ato de civismo e patriotismo, o alistamento militar é obrigatório no Brasil. O cidadão que não estiver em dia com o serviço militar não poderá exercer a cidadania plena, como, por exemplo, matricular-se em faculdade, receber diplomas, tirar o título de eleitor, prestar concurso público, assumir cargos públicos, e ainda, se ausentar do país.

 

Sumaré é considerado um município não tributário ao contingente e os jovens da cidade são normalmente dispensados do serviço militar. A Junta Militar está atendendo por meio de plantão telefônico para orientação à população de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas, pelo telefone (19) 3873-3093.

 

Comentários