Júlia Alcântara Bianchini é semifinalista na edição 2015 do EPTV na Escola

Aluna do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi é a única representante barbarense do projeto EPTV na Escola.

O EPTV Na Escola divulgou nesta sexta-feira (11) a lista de alunos semifinalistas do projeto em 2015. Uma comissão de jornalistas e organizadores do EPTV Na Escola selecionou as melhores redações de cada uma das cidades participantes. Os textos dos estudantes escolhidos serão avaliados por uma nova comissão, formada por pessoas da área educacional. Os 10 melhores serão divulgados em 23 de outubro.

“Pela primeira vez no concurso, os alunos puderam voltar o olhar para dentro da própria escola, motivo que deixou os alunos do Núcleo de Educação Integrada, a escola da Fundação Romi, muito empolgados”, afirmou a orientadora de Literatura e Escrita, Maria Regina Sargiolato. “Tivemos cinco dos nossos alunos participando das demais etapas e nossa Julia, do 9º ano, continua no páreo. Com o tipo de texto livre ela pode se expressar, em prosa e verso, o que sente a respeito da educação que recebe”, acrescenta.

Além da Júlia Alcântara Bianchini, os destaques do NEI na edição 2015 do EPTV na Escola a escola foram Alexandre Augusto da Silva, Fernanda Sobrinho Pavan, Isabela Galindo Francischini e João Pedro Arruda Gonçalves.

O EPTV na Escola é um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV, compreendendo as regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e o Sul de Minas Gerais. Os 30 (trinta) estudantes classificados de cada cidade, ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e a um Shopping da cidade. No final do concurso, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida em telejornal da EPTV.

A edição 2015 do EPTV na Escola tratou o tema “A educação que tenho é a que eu deveria ter?” Segundo pontua a coordenadora geral do EPTV na Escola, Lívia Lucas, “o projeto chega aos 16 anos, sendo 15 deles em todas as praças da EPTV. É uma das iniciativas de maior sucesso da emissora e parte desse sucesso se deve aos educadores e responsáveis pelo ensino nas cidades”, afirmou.

Sobre o tema deste ano, Lívia colocou que a decisão foi feita em conjunto com o Diretor Geral de Conteúdo e Jornalismo da EPTV, Ciro Porto. Segundo ela, a ideia foi, após 16 anos, fazer a iniciativa de educação voltar os olhos para a própria educação. “Esperamos que com esse tema possamos, mais uma vez, colaborar para a melhoria da educação e promover uma discussão que possa vir a melhorar, também, as escolas”, afirmou a coordenadora.
NEI

O Núcleo de Educação Integrada é fruto dos mais de 20 anos de experiência da Fundação Romi na área de Educação. Uma escola de Ensino Fundamental II cujo sistema de ensino, próprio e inovador, faz do aluno agente ativo de sua própria formação. A proposta pedagógica abrange o currículo oficial e diversas áreas do conhecimento que através da interdisciplinaridade e desafios, desenvolvem a autonomia e a capacidade de socialização de seus alunos. O NEI está localizado na Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1553.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555.

Comentários

Notícias relacionadas