Jovens barbarenses terão semana especial neste mês

O CoMJuv (Conselho Municipal de Juventude) de Santa Bárbara d’Oeste com o apoio da Prefeitura, por meio da Divisão de Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Governo, realiza de 24 a 29 de novembro a 5ª Semana Municipal da Juventude. O evento reúne atividades que estimulam a participação social e cidadã do jovem com uma série de debates sobre homofobia e igualdade de gênero, capacitação de conselheiros, oficinas de grafite e poesia, além de outras atividades culturais em diversos pontos do Município. A cerimônia de abertura está programada para o dia 24, às 19h30, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol II.

 

Após a abertura oficial, os atuais conselheiros participarão de uma capacitação. No dia 25, terça-feira, às 19 horas, a Escola Estadual Profª Juvelina Rodrigues, no Jardim Paulista, recebe o Cine Debate da Semana com curtas metragens “Acorda, Raimunda, Acorda!” e “Vergonha Nunca Mais”. Como parte da programação, no dia 26, quarta-feira, às 14 horas, haverá oficina de grafite a estudantes na Escola Estadual Comendador Emílio Romi, no Jardim Panambi. A atividade será promovida pelo Grupo de Hip Hop Conscientiza de Santa Bárbara. Seguindo a Semana, a Estação Cultural, no Centro, terá a “Parada Poética”. A apresentação está agendada para o dia 27 de novembro, às 19 horas, com participação de Renan Inquérito. Além disso, o evento contará com um show de encerramento no dia 29, sábado, às 20 horas, na Praça Rossi Armênio, no Jardim Europa.

 

O presidente do CoMJuv, Bruno Zeferino da Silva, ressaltou que a Semana da Juventude se constitui como um importante marco, tanto para o Conselho, quanto para a juventude barbarense. “As atividades representam a materialização de uma longa caminhada de agentes políticos que, há tempos, pensam e se dedicam à juventude de Santa Bárbara d’Oeste”, explicou. “A realização desta semana busca aguçar ainda mais os anseios pelo direito de participação do jovem no município. O objetivo é levantar em conjunto a vontade do jovem barbarense de confirmar sua independência, além da raça, cor e etnia. A juventude deve ter seu espaço e direitos zelados em discursos que são provocados pelo cotidiano do cidadão”, disse o chefe de Divisão de Juventude, Rondinelli Ribeiro Crivelaro.

 

Conselho

 

O CoMJuv foi instituído pela Lei Municipal nº 3.309 de 25 de agosto de 2011. É uma entidade apartidária, opondo-se à discriminação social, religiosa, racial ou de qualquer natureza. O CoMJuv, criado no dia 04 de dezembro de 2011, é um órgão autônomo de caráter permanente, normativo e fiscalizador, encarregado de tratar das políticas públicas de juventude e da garantia do exercício da população jovem. Os conselheiros se reúnem no segundo sábado de cada mês, às 14 horas, na Sala dos Conselhos, localizada no Centro Social Urbano – Avenida de Cillo, 650, sala 09, no Jardim Belo Horizonte.

 

Foto: Arquivo

Comentários

Notícias relacionadas