24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Já está valendo lei que multa loja se cliente não usar máscara

Compartilhe essa notícia!

Sincomercio orienta empresários sobre nova resolução

Entrou em vigor nesta quarta-feira (1/7) resolução do Governo do Estado de São Paulo que define multas para quem não usar máscaras de proteção em vias públicas e estabelecimentos comerciais. No caso de empresas, estas serão responsabilizadas se seus clientes ou funcionários forem flagrados sem o item de proteção.

A multa é de R$ 524,59 para pessoas físicas que não estejam usando a máscara em locais públicos. Para os estabelecimentos, o valor passa para R$ 5.025,02 multiplicado pelo número de pessoas sem a devida proteção.

A Resolução é válida para todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Condomínios também devem seguir a regra nas áreas comuns de circulação de moradores e visitantes. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária.

MULTA

Para formalização da multa, o cidadão será abordado e receberá uma explicação sobre o uso correto das máscaras. Em seguida, o agente vai solicitar o número do CPF de pessoas físicas e do CNPJ para estabelecimentos comerciais. Quem não acatar a multa será incluído na Dívida Ativa do Estado.

SINCOMERCIO ORIENTA

De acordo com governo estadual, os estabelecimentos devem afixar, em local visível, aviso sobre o uso obrigatório das máscaras, com a cobertura de nariz e boca. Além disso, também deverá advertir os eventuais infratores sobre a proibição de entrada e permanência no local sem o uso da proteção.

Caso o usuário persista com a conduta errada, o responsável pelo estabelecimento deve solicitar a retirada imediata do local, se necessário, mediante o auxílio de força policial.

Tire suas dúvidas sobre o uso de máscaras em SP

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!