IPTU: cota única com desconto ou primeira parcela vence nesta sexta-feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2015 em Santa Bárbara d’Oeste, o contribuinte deve ficar atento quanto ao vencimento do imposto. A cota única, com 10% de desconto, ou a primeira das 10 parcelas vence nesta sexta-feira (20) e pode ser paga na rede bancária ou casas lotéricas. Os recursos provenientes do IPTU são destinados principalmente às áreas de Saúde, Educação, Segurança, manutenção da cidade e novas obras.

 

Para pagamento a vista, o contribuinte tem um desconto de 10%. Não há desconto para o pagamento parcelado em 10 vezes. As demais parcelas têm vencimento no dia 20 de cada mês.

 

O cálculo do IPTU 2015 segue recomendação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) quanto a correção da Planta Genérica de Valores. O órgão apontou ao Município a necessidade de atualização da planta em virtude de que a mesma não era corrigida há 16 anos, proporcionando uma distorção entre os valores venais e os praticados pelo mercado.

 

Mesmo assim, o impacto nos novos cálculos foi o menor possível na maioria absoluta de casos por uma medida adotada pela Prefeitura. Segundo dados da Secretaria de Planejamento, mais de 70% dos imóveis registrados no município tiveram uma atualização moderada ou até a redução no valor cobrado de IPTU. Isso ocorreu graças a redução da alíquota de cálculo do imposto em até 70% para uma cobrança justa do imposto ao cidadão que está com sua construção devidamente regularizada.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas