Piracicaba Variedades 

Inverno começa nesta quinta-feira (21)

Estação irá durar 93 dias, 15 horas e 43 minutos

 

O inverno começa nesta quinta-feira (21), às 7h08, trazendo dias mais frios, mais claros, a noite mais longa do ano, redução das chuvas e aumento das noites propícias à observação do céu.

De acordo com o coordenador do OAPES (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum), Nelson Travnik, o fenômeno, conhecido como Solstício, significa ‘estacionário’ porque o Sol atinge sua maior declinação ao norte e a partir daí retorna na esfera celeste em direção ao sul, rumo a posição que marca a primavera.

O inverno irá durar 93 dias, 15 horas e 43 minutos. É a mais longa das estações do ano. A noite desta quinta-feira será a mais longa do ano.

Para a astronomia, o inverno possibilita noites mais propícias para observação do céu. Além de notáveis objetos siderais. Este mês estamos tendo uma oportunidade excepcional de observar dois planetas: Júpiter e Saturno. Também constelações notáveis como Cruzeiro do Sul, Sagitário, Centauro, Carina, Virgem e Balança podem ser admiradas”, explicou Travinik. Ele lembrou ainda que na quinta-feira será comemorado o Dia Internacional do Sol, que será lembrado no OAPES no sábado, que ficará aberto para visitação a partir das 16h.

O observatório fica na rodovia Fausto Santomauro, km 3, Piracicaba-Rio Claro. A entrada é gratuita.

Foto: Fernanda Schmidt

Comentários

Leia também...