Indaiatuba: SAAE constrói parede de contenção na barragem do Rio Capivari-Mirim

Objetivo é proteger a encosta e evitar erosão

 

A construção da barragem do rio Capivari-Mirim continua em ritmo acelerado. Além da parede do maciço que está sendo erguida com terra compactada e terá uma largura de 80 metros, seis metros de topo, uma altura média de 14 metros e comprimento de 250 metros, está sendo construída uma parede de contenção (gabião) após o vertedouro da barragem.

A obra irá proteger a encosta e evitar sua erosão, devido ao volume de água que irá extravasar pelo vertedouro quando a barragem estiver em funcionamento.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) é de 1,3 milhão de m², com espelho d´água de 2,5 km. “Quando concluída, essa barragem terá capacidade para armazenar praticamente 1 bilhão de litros e irá garantir o abastecimento da cidade mesmo em períodos de seca prolongada”, enfatiza Nilson Gaspar. “É a maior obra de saneamento da história da cidade, e irá beneficiar diretamente a população, garantindo o abastecimento de água em Indaiatuba”, finaliza o prefeito Reinaldo Nogueira.

 

 

 

Foto: Giuliano Miranda

Comentários

Notícias relacionadas