Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Indaiatuba: Prefeito participa de inauguração do sistema de captação de água de chuva na Trópico

Dirceu Antonio dos Santos, prefeito Reinaldo Nogueira, Ari Ferreira e Daniel Faour Auad, durante inauguração do sistema de reuso

Dirceu Antonio dos Santos, prefeito Reinaldo Nogueira, Ari Ferreira e Daniel Faour Auad, durante inauguração do sistema de reuso


Água é utilizada para manutenção do jardim e limpeza do prédio

 

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) participou na manhã de quarta-feira (06) da inauguração do sistema de captação da água de chuva instalado pela empresa Trópico Equipamentos Elétricos, localizada no Distrito Industrial. O sistema tem capacidade inicial para armazenamento de 30 mil litros de água, que é utilizada na manutenção do jardim e na limpeza do prédio.

Durante a cerimônia, que reuniu funcionários da empresa, o prefeito falou da importância de iniciativas como esta que fazem bem para o meio ambiente e também geram economia para a empresa. “Fiz questão de estar aqui hoje porque acredito que iniciativas como essa vão servir de exemplo para outras empresas instaladas no município. As empresas novas já estão implantando esses sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva no momento da construção, mas sabemos que muitas empresas que já estão instaladas na cidade há mais tempo podem usar esse exemplo da Trópico”, ressaltou.

Reinaldo Nogueira, que também é presidente do Consórcio PCJ, acrescentou que a crise hídrica deve ser ainda pior este ano, porque os grandes reservatórios não conseguiram recuperar o seu volume normal durante o período de chuvas e a região deve entrar em um novo período de estiagem. “Mais alguns dias e as cidade das regiões metropolitanas já estarão em sistema de alerta. Precisamos fazer nossa parte, dentro de nossas possibilidades, para não ficarmos sem água”, justifica.

O chefe do Executivo Municipal aproveitou a oportunidade para anunciar os investimentos que o município vem fazendo nessa área como a construção da Barragem do Mirim, que dará origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhões de litros de água, e que deve ficar pronta em julho deste ano. “Desde 2009 estamos trabalhando nesse projeto que atenderá o município pelo período de 20 a 30 anos”, explica.

Outra projeto importante anunciado pelo prefeito é a construção de um reservatório de água de reuso no Recreio Campestre Jóia destinado às indústrias. O projeto já está em andamento no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgostos), que ampliará a Estação de Tratamento de Água de Reuso localizada na Estação de Tratamento de Esgotos do Bairro Caldeira. “Essa água passará por mais uma etapa no processo de tratamento que é feito hoje, e as indústrias que tiverem interesse poderão utilizar essa água no seu processo de produção, que será mais barata que a água potável”, avisou.

 

Captação de chuva

A empresa Trópico Equipamentos Elétricos investiu cerca de R$ 35 mil no sistema de captação e armazenamento da água de chuva, que foi todo projetado e desenvolvido por funcionários da empresa.

O assessor da presidência, Ari Ferreira, informou que com a crise hídrica a empresa estava com dificuldade para manter o jardim e também para os serviços de limpeza do dia a dia, como lavar o piso, limpar os vidros e até lavar o refeitório diariamente. “Vimos a necessidade de encontrar um meio de aproveitar a água da chuva para esse trabalho. Com o projeto em mãos, procuramos o Saae para saber se teríamos que pagar a taxa de esgoto dessa água e fomos informados que não, o que tornou o projeto ainda mais viável economicamente. Eles, inclusive, parabenizaram nossa iniciativa”, explicou.

Para a captação a empresa instalou uma tubulação no telhado que leva a água da chuva para dois reservatórios de 15 mil litros cada. Essa água passa por um tratamento com cloro e é bombeada para o uso nas tarefas de limpeza e jardinagem. Todo o processo é controlado diariamente pelo funcionário responsável pela manutenção da Trópico, o senhor Dirceu Antonio dos Santos, que também ajudou a projetar e a instalar o sistema.

O presidente da Trópico, Daniel Faour Auad, classificou a ação também como uma questão de cidadania e disse que espera que a iniciativa sirva de inspiração para outras empresas. “Precisamos fazer a nossa parte”, resumiu.

A Trópico Equipamentos Elétricos Iluminação Indústria e Comércio está em Indaiatuba desde 1985, localizada na rua Hermínio de Mello, nº 96, no Distrito Industrial.

 

Fotos: Eliandro Figueira  SCS/PMI

 

 

 

GILMAR NUNES

Comentários

Dennis Moraes