Indaiatuba: População de Indaiatuba contribui: Consumo de água mantém redução de 24% em agosto

Saae realiza campanhas de conscientização: em 2014 foi lançado Programa Educa Água

 

O mês de agosto manteve os mesmos 24% de redução no consumo de água do mês de julho em comparação a janeiro deste ano. Essa redução se deve a intensificação do programa de combate às perdas de água na rede de distribuição que conta com ações como substituição de redes, adutoras e ramais antigos e diminuem o desperdício causado por vazamentos, e a conscientização da população.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vem realizando campanhas de conscientização à população quanto ao uso correto da água, principalmente nesse período de estiagem que todo estado de São Paulo vem enfrentando. A realização de constantes programas de educação ambiental nas escolas da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem reduzindo cada vez mais o consumo de água.

Em 2014 está sendo implantado o Educa Água que já reduziu 28% o consumo em 25 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB). “Apesar de ainda vermos pessoas desperdiçando água, lavando carros e calçadas, a grande maioria da população está consciente da forte estiagem que estamos enfrentando e está economizando”, enfatiza o superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Gaspar.

Um dos grandes problemas de desperdício é o vazamento na rede interna das residências, que muitas vezes não são visíveis. É importante que se faça a manutenção constante nos equipamentos hidráulicos.

O Saae está distribuindo juntos às contas de água de agosto e setembro um panfleto mostrando como evitar o desperdício e como verificar se há vazamentos no imóvel.

Além dos trabalhos para diminuir o consumo na cidade, a Prefeitura e o Saae estão conseguindo manter o abastecimento normalizado, graças às ações e investimentos feitos para aprimorar a eficiência do sistema de abastecimento da cidade.

Foto: Giuliano Miranda

Comentários

Notícias relacionadas