Indaiatuba: Indaiatuba se prepara para disputar jogos abertos do interior em novembro

Município participa com 140 atletas de competição sediada em Bauru

Esportistas e comissão técnica de Indaiatuba já se preparam para disputar a 78ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, que este ano acontece na cidade de Bauru de 17 a 29 de novembro. A delegação do município será composta por cerca de 180 integrantes, sendo 140 atletas que competirão nas modalidades atletismo (masculino), capoeira (feminino e masculino), ciclismo (feminino e masculino), natação (feminino e masculino), karatê (feminino e masculino), taekwondo (feminino e masculino), handebol (masculino), futsal (masculino), xadrez (feminino) e ginástica artística (masculino).

Para esta edição a cidade viaja com um grupo maior, fruto dos bons resultados de classificação dos 58º Jogos Regionais de Itatiba, onde Indaiatuba ficou em segundo lugar em número de medalhas na 1ªdivisão, conquista que só foi alcançada em 1994, quando sediou a competição. No total, foram 124 medalhas, sendo 56 de ouro, 36 de prata e 32 de bronze. Na pontuação obteve o 5º lugar, com 151 pontos.  A expectativa dos organizadores é de que este ano a competição, considerada uma das maiores da América Latina, receba delegações de mais de 200 municípios, envolvendo em torno de 12 mil atletas e dirigentes.

“O número de atletas classificados para disputar os Jogos Abertos em 2014 mostra a evolução de nossa equipe e reforça que estamos no caminho certo ao valorizar a prata da casa”, comenta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Desde o ano passado decidimos levar aos Jogos Regionais apenas atletas locais e não contratar competidores de fora para as grandes provas. Afinal, investimos nestes esportistas o ano todo, não faz sentido não privilegiá-los no momento das maiores competições. Já notamos com grande satisfação que a medida foi acertada com o excelente desempenho que tivemos nos Jogos Abertos em 2013, onde ficamos em 17º lugar no ranking geral por pontos, nos posicionando a frente de cidades tradicionalmente líderes. Também tivemos nossa melhor classificação histórica em número de medalhas, com o 3º lugar. Não tenho dúvidas que Indaiatuba está seguindo a estratégia mais efetiva”, completa Panzetti.

A história dos Jogos Abertos do Interior começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense. Recebeu a denominação de seu idealizador por força da Lei Estadual nº 12.553, de 31 de março de 2007, e tem como objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa no Estado de São Paulo.

 

Foto: Warley Leite/E. Macedo

Legenda: Natação foi destaque nos Jogos Abertos de 2013, com primeiro lugar no ranking geral feminino e masculino

Comentários

Notícias relacionadas