Indaiatuba: FUNSSOL investe em ações para 3ª idade e cursos gratuitos para população

Ampliação das vagas de cursos gratuitos e atenção especial para 3ª idade

 

A Prefeitura, por meio do Funssol (Fundo Social de Solidariedade), divulgou a ações e investimentos realizados em 2014, para a população da 3ª idade dentro do Projeto Vida Feliz e também nos cursos gratuitos para a população realizados no Espaço Cidadania no Centro e na antiga subprefeitura Jardim Morada do Sol, com destaques nos cursos de Padaria Artesanal, bolos especiais decorados e Patchwork que visam geração de emprego e renda.

A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, explica que o destaque de 2014, foi a reforma geral da piscina coberta e aquecida de hidroginástica para 3ª idade do CET (Centro Esportivo do Trabalhador), que abriga o projeto Aqua Vitae do Funssol. “Visando o conforto e o bem estar dos nossos alunos, a piscina foi reformada, com substituição do piso em seu entorno, fechamento lateral do galpão com esquadrias e vidros e adequação dos banheiros, além de manutenção hidráulica, elétrica e pintura. Aumento da área do banheiro feminino, com redução do espaço no banheiro masculino, pois temos menos alunos homens. As esquadrias e vidros garantem a temperatura ambiente. A área também ganhou um jardim externa”. O Funssol  fez  um investimento de R$ 79.000,00

 

ATENDIMENTO À 3ª IDADE

A presidente do Funssol destacou o atendimento à Terceira Idade, que visa proporcionar aos integrantes de grupos de terceira Idade do município atividades direcionadas a estimulo da memória, atividades físicas compatíveis, palestras com abordagem comportamental, interação, lazer, socialização, incentivo ao voluntariado, conhecimento de recursos sócios assistenciais do município e atividades voltadas ao conhecimento do corpo e beleza existente no envelhecer com qualidade que é o objetivo do Projeto Vida Feliz. “Hoje vem aumentando o número de grupos de 3ª idade e grupos de convivência. O Fundo dedica atenção especial e disponibiliza a equipe técnica formada por educadores físicos, setor administrativo e interface com as demais secretarias municipais que visa colaborar e otimizar as atividades características de cada grupo”.

Indaiatuba busca o fortalecimento de Políticas Públicas, garantindo assim os direitos do idoso preconizado na Lei Federal nº 10 741/2003 Estatuto do Idoso, isto justifica o motivo da maioria dos frequentadores dos grupos de terceira idade possuir 60 anos ou mais.

Indaiatuba tem hoje quinze grupos de Terceira Idade divididos em diferentes regiões da cidade com idosos acima de 60 anos e o Funssol oferece a integração da população da 3ª idade, fortalecimento da cidadania (direitos e deveres) o pertencimento, o resgate, o respeito e a valorização das potencialidades que a vivência e a sabedoria tanto contribuem para a história que é o patrimônio para as gerações mais novas. Proporcionar lazer, atividades sócias educativas, saúde e socialização dos participantes. Conta com uma equipe com oito profissionais do Funssol para atender estes grupos (presidente, uma coordenadora, uma assistente Social, dois educadores físicos, uma estagiaria de educação física, um administrativo, uma secretaria) além de voluntários e equipe multidisciplinar das Secretarias Municipais pertinentes (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas dentistas etc.).

Em 2014, o Funssol passou atender mais três grupos de terceira idade dentro dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) Jardim Brasil, Parque Corola e São Conrado, totalizando um aumento de 150 pessoas.

 

LAZER

Entre as inúmeras atividades realizadas em 2014, as viagens para a cidade de Salto com todos integrantes dos grupos de 3ª idade, com passeios em pontos turísticos desta cidade. A distribuição das lembranças de Páscoa, dia das Mães, dia dos Pais e entrega dos panetones de Natal, beneficiando, mais de 850 pessoas em cada ação. Também fez doação de caixas de som e microfones para quatro grupos de terceira idade, totalizando mais de 200 pessoas beneficiadas. Eventos importantes marcaram o ano de 2014, com a 2ª Tarde entre Amigos em maio com a participação de 600 pessoas e aumento de 300 participantes em relação à 1ª edição. Também a 2ª Festa dos Avós realizada em junho teve a participação 800 idosos com um aumento de 200 idosos em relação a 2013.

A 1ª Tarde de Conhecimento e Cultura e reuniu 200 idosos no Auditório da Prefeitura. Outro destaque foi a realização da 2ª Gincana Cultural que através de uma competição entre participantes de grupos contou com a participação 500 idosos e com um número maior de apresentações em relação a 2013. Neste evento, os idosos devem cumprir atividades culturais com habilidade, buscar a interação entre os grupos, respeitando as diferenças individuais.

O destaque de 2014, vai para 16ª edição do concurso de Miss e Mister 3ª Idade reúne cerca de 650 pessoas no dia 19 de outubro no Ciaei. O último evento de 2014 foi a Festa de Confraternização dos Grupos, que ocorreu no Clube Nove de Julho para melhor acomodação dos participantes de grupos de terceira idade, que reuniu 850 pessoas.

O Funssol também conta com a Praça do Idoso localizada no Jardim Pau Preto que permite a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com o objetivo de melhoria do equilíbrio, fortalecimento de musculatura de membros inferiores, melhoria de amplitude articular e aumento de flexibilidade muscular.

O Projeto Acqua Vitae realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes possui atualmente 417 usuários. O projeto tem como objetivo a inclusão de usuários maiores de 60 anos na atividade de hidroginástica, tomando caráter preventivo e curativo de enfermidades específicas dessa faixa etária e aos trabalhos desenvolvidos, destacando-se também pelo seu caráter de socialização e lazer.

O Projeto Movimentando objetiva a inclusão de usuários a partir de 60 anos de idade em atividades como o Alongamento, dança de Salão e Dança terapia, tendo como caráter preventivo, curativo, socialização e lazer.

As aulas de Alongamento acontecem no Centro Castelo Branco com duas turmas de 25 alunos totalizando 50 usuários ao mês. Criação de aulas de Alongamento no Clube Associação 12 de Junho no Jardim Morada do Sol iniciado em agosto de 2014 e uma turma de 25 alunos.  As aulas de Dança Terapia na Associação 12 de Junho iniciado em agosto de 2014 – com uma turma de 25 alunos.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Enides destacou a ampliação do número de vagas e a procura de interessados nos cursos oferecidos. “Em 2014 foram 53 turmas, com 532 alunos que concluíram os cursos de geração de renda com os projetos Tesoura Encantada, Padaria Artesanal e Inclusão Digital”.

 

TESOURA ENCANTADA

O projeto Tesoura Encantada formou 27 turmas que somaram 252 alunas dos cursos Costura Inicial, Patchwork Iniciante, Patchwork Intermediário, Patchwork Avançado, Patchwork Solidário, Costura Criativa Corte Costura e Entremeio, foram 92 alunos a mais que 2013. O Entremeio é o resultado de uma parceria com o Governo do Estado, para atender a pessoa em vulnerabilidade social, devidamente capacitada pelo Projeto Tesoura Encantada. A proposta é oferecer aprimoramento e conhecimento sobre empreendedorismo e geração de renda, através da capacitação e customização na arte de Patchwork. As alunas confeccionam peças que são comercializadas em feiras, eventos e exposição, e parte da renda é dividida entre elas.

 

PADARIA ARTESANAL

O projeto Padaria Artesanal, que inclui os cursos de Pães e Bolos e Doces e Salgados, bolos coberturas especiais visam formar mão de obra qualificada e capacitar para o mercado de trabalho teve 14 turmas com 200 alunos. Acontecem na antiga subprefeitura do Jardim Morada do Sol e também no Espaço Cidadania, localizado na rua Candelária, 365, no Centro. “Também podemos destacar o Projeto de Inclusão Digital desenvolvido em parceria com a Cedetec e Secretaria da Família e do Bem Estar Social. Um total de 80 alunos cursaram as aulas de Windows, Word, Excel, Power Point, Digitação Avançada e Informática do programa de Inclusão Digital, O programa é dividido no Projeto Kids que oferece curso de Informática para pessoas de 7 a 12 anos; Informática Básica para adolescentes acima de 13 anos, e Informática Avançada módulo I e II para pessoas acima 13 anos.

 

PROJETO BEIJA FLOR

No Espaço Cidadania também funciona o Projeto Beija Flor, que confecciona fraldas descartáveis geriátricas e infantis para o atendimento de adultos e idosos enfermos de baixa renda. “Nós desenvolvemos esse projeto em parceria com a Secretaria de Saúde, que fornece os materiais para a produção e distribui as fraldas para as pessoas cadastradas na Central de Acolhimento da Saúde e retiram na Farmácia Unificada”.

Em 2014 foram produzidos 3.092 pacotes de fraldas contendo 10 unidades e o Funssol recebeu a doação de outros 3.320 pacotes. Foram atendidos 2.136 usuários com a distribuição de 8.544 pacotes e 469 pacotes foram distribuídos para Instituições de Assistência Social.

 

MÃOS DADAS

Outro destaque é o projeto de Mãos Dadas, o Funssol recebe doações de gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene pessoal provenientes de arrecadações em eventos culturais e esportivos, de escolas, empresas, clubes e associações. O Fundo repassa para entidades e famílias atendidas em projetos sociais cadastradas na Secretaria da Família e do Bem Estar Social e na Secretaria da Saúde.

Foram recebidos 8.634,80 quilos de alimentos e repassados para o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável); 862 litros de leite, 1328 latas e pacotes de leite em pó, 986 produtos de limpeza que foram distribuídos para os projetos do Funssol, Instituições de Assistência Social, Creches Conveniadas e repassados 738 unidades de produtos de higiene pessoal.

 

PROJETO ALAVANCA

O Projeto Alavanca realizado em parceria com a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, o Funssol distribuiu este ano 870 cestas básicas. Essas cestas de alimentos são adquiridas com recursos do Fundo Social, mantendo a proposta de acolhimento das famílias selecionadas e beneficiadas.

A Campanha do Agasalho, que é realizada todos os anos nos meses que antecedem o inverno, com o objetivo de atender as famílias de Indaiatuba em vulnerabilidade social. A arrecadação de 2014 foi de 6.160 peças de roupas 70 cobertores, e foram repassadas 3.145 peças de roupas e mais 357 cobertores.

Em 2014, o Funssol fez doação de 300 brinquedos, 1.319 ovos de Páscoa repassados para Instituições de Assistência Social. Para os grupos da Terceira Idade parceiros do Fundo, foram distribuídos 850 bombons de Páscoa e para o Natal 850 panetones. Nas formaturas dos alunos da Rede Municipal, o prefeito distribuirá 16.200 brindes confeccionados e repassados pelo Fundo para alunos da Rede Municipal de Educação (Emei, Emeb e EJA).

Os recursos financeiros utilizados pelo Funssol são provenientes dos selos de Protocolos de Processos Administrativos, de doações, de eventos e a renda do Centro de Triagem e Coleta Seletiva da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente.

 

FOTOS: DEUZENI CEPPOLINI SCS/PMI

 

Comentários

Notícias relacionadas