Indaiatuba: ECOBIKE comemora segundo aniversário com mais de 42 mil empréstimos

Estação da Praça do Cato entrou em atividade em abril

 

A Prefeitura de Indaiatuba comemorou quarta-feira (16) o segundo aniversário do Projeto Ecobike, que é administrado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. Em dois anos foram registrados 42.116 empréstimos de bicicletas e 13.940 cadastros de usuários. A novidade deste ano foi a quarta estação do projeto localizada na Praça Renato Villanova [Praça do Cato], que entrou em atividade no mês de abril.

As outras três estações de Ecobike estão localizadas duas no Parque Ecológico, sendo uma em frente à Prefeitura e outra em frente à sede da Guarda Municipal, e uma na praça D. Pedro II, no Centro.

O serviço é gratuito e o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, funcionam apenas as estações do Parque Ecológico, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Projeto Ecobike não funciona nos feriados religiosos.

Para o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, já no primeiro ano de funcionamento os números mostraram que o projeto foi muito bem aceito pela população, por isso a criação de uma nova estação. “Estamos estudando expandir ainda mais o projeto Ecobike, tanto construindo novas estações como ampliação as ciclovias e ciclofaixas na cidade. Indaiatuba conta hoje com cerca de 13 quilômetros de ciclovia e mais de 12 quilômetros de ciclofaixas”, avisa. “Nosso objetivo é incentivar o uso da bicicleta, seja para o lazer, para a prática esportiva e até mesmo como um meio de transporte alternativo. Acredito que estamos no caminho certo, tanto que o projeto tem sido modelo para outros municípios”, acrescenta Selone.

Desde julho de 2012 o projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente para empréstimo 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, além de dez bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e cinco duplas para os passeios em família ou com amigos.

Os usuários do Projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

 

Fotos: arquivo-Eliandro Figueira  SCS/PMI

Comentários

Notícias relacionadas