Indaiatuba: Cultura traz apresentação gratuita do Balé da estado de São Paulo dia 8 no CIAEI

Espetáculo incluirá duas coreografias, Abrupto. e Cantata

A Secretaria Municipal de Cultura traz a Indaiatuba apresentação gratuita do Balé da Cidade de São Paulo, renomada companhia de dança paulistana. O espetáculo acontece no próximo dia 8, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. O público poderá conferir as coreografias do repertório atual do grupo Abrupto, do coreógrafo brasileiro Alex Soares, e Cantata, do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, com direção artística de Iracity Cardoso e elenco de 36 bailarinos no total. A classificação etária é livre e a entrada é franca, sem necessidade de retirada antecipada de convites. Informações (19) 3894-1867.

Sobre o programa

Abrupto.  – coreografia criada para o Balé da Cidade em 2013

Coreografia: Alex Soares em colaboração com os bailarinos

Desenho de Luz: Alex Soares

Música: Arvo Pärt – Mein Weg, Tabula Rasa (2º Movimento: Silentium)

Assistente de Coreografia: Kênia Genaro

Figurinos: Cassiano Grandi

Duração: 22 min.

Elenco: Camila Ribeiro, Irupé Sarmiento, Marisa Bucoff, Renata Bardazzi, Thaís França

Bruno Gregório, Fabio Pinheiro, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Yasser Díaz

Sinopse – Abrupto. retrata o momento de uma catarse – quando agimos por um impulso irracional – e seus desdobramentos  –  o estado de esgotamento, liberação e ampliação de consciência daquilo que ocorreu. Assim como numa trajetória de vida, também nos confronta com modelos de relações, onde indivíduo e grupo estão conectados de maneira imprevisível.

Cantata – estreou pelo Balé da Cidade em janeiro de 2014

Coreografia: Mauro Bigonzetti

Música: Canções originais e tradicionais napolitanas e do sul da Itália

Remontagem: Roberto Zamorano

Assistente de Coreografia: Kênia Genaro, Roberta Botta e Suzana Mafra

Desenho de Luz: Carlo Cerri

Figurinos: Helena de Medeiros

Confecção de Figurinos: Madalena Machado

Duração: 38 min.

Elenco – Solo: Irupé Sarmiento. Trio: Renata Bardazzi, Joaquim Tomé e Leonardo Hoene Polato ou Cleber Fantinatti. Conjunto: Bruno Gregório, Camila Ribeiro, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Fabiana Fornes, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Hamilton Felix, Igor Vieira, Irupé Sarmiento, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Leonardo Hoene Polato, Manuel Gomes, Marcos Novais, Marisa Bucoff, Renata Bardazzi, Thaís França, Victor Hugo Vila Nova, Vivian Navega Dias, Yasser Díaz

Sinopse – Cantata é uma explosão coreográfica com as típicas cores vibrantes do sul da Itália. Seus gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza selvagem do Mediterrâneo. Uma dança instintiva e vital que explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, brigas, ciúme. Homenageia a cultura italiana e a tradição musical, uma obra popular no sentido mais elevado do termo.

 

SOBRE O BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em 07 de Fevereiro de 1968, com o nome de Corpo de Baile Municipal. Inicialmente com a proposta de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com obras do repertório clássico, teve Johnny Franklin como seu primeiro diretor artístico. Em 1974 sob a direção Antonio Carlos Cardoso, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, que mantém até hoje. A partir daí tornou-se presença destacada no cenário da dança sul-americana, marcando época por inovar a linguagem e mostrar ao público um elenco afinado. Em 25 de Setembro de 1981 passou a se chamar Balé da Cidade de São Paulo. Nos anos 80, o experimentalismo marcou a trajetória da companhia. Os bailarinos eram encorajados a contribuir com suas próprias ideias coreográficas que resultaram em trabalhos marcantes. A bem sucedida carreira internacional da companhia teve início com sua participação na Bienal de Dança de Lyon, França, em 1996. Desde então suas turnês europeias tem sido aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público de todos os grandes teatros onde se apresenta consagrando-a no cenário mundial da dança. Desde 2001 a atuação do Balé da Cidade de São Paulo se estende também em programas de formação de plateia e de ações culturais paralelas, principalmente em mostras didáticas pela cidade de São Paulo, partilhando seu patrimônio artístico com a população da cidade. A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo, o rigor e padrão técnico de seu elenco e equipe artística, atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais interessados em criar obras para seus bailarinos e artistas. O conjunto de suas conquistas demonstra a importância da sua atuação na cultura da cidade de São Paulo, capaz de produzir arte de qualidade para a população da cidade.

Diretora Artística: Iracity Cardoso

Assistente de Direção: Raymundo Costa

Coordenação de Ensaios: Suzana Mafra

Assistentes de coreografia: Kênia Genaro, Roberta Botta e Suzana Mafra

Professora de Balé Clássico: Liliane Benevento

Professores convidados: Alex Soares, Allan Falieri, Armando Duarte, Milton Kennedy

Pianista: Wirley Francini

Bailarinos: Bruno Gregório, Camila Ribeiro, Cleber Fantinatti, Erika Ishimaru, Eugênia Granha, Fabiana Fornes, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Gustavo Barros, Hamilton Felix, Igor Vieira, Irupé Sarmiento, Jaruam Miguez, Joaquim Tomé, Leonardo Hoehne Polato, Luiz Oliveira, Malcolm Matheus, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Marcos Novais, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Shamara Bacelar, Simone Camargo, Thaís França, Victor Hugo Vila Nova, Victoria Oggiam, Vivian Navega Dias, Wagner Varela, Yasser Díaz

Produção Executiva: Maya Mecozzi

Coordenação de Logística: Deoclides Fraga Neto

Coordenação técnica: Melissa Guimarães

Iluminador: Marcelo Esteves

Sonoplasta: Leandro Lima

Coordenação de figurino: Bruna Fernandes

Assistente de Coordenação de Figurino: Juliana Andrade

Maquinista: Alessander Rodrigues, José Hilton Jr.

Secretaria: Doralice de Queiróz

Coordenação do acervo: Raymundo Costa

 

Serviço

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina

 

Foto: Sylvia Masini

Legenda: Coreografia Cantata é uma das atrações

 

 

 

Comentários

Notícias relacionadas