Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Indaiatuba: Barragem é interligada ao CCO e terá nível monitorado 24 horas

 


Monitoramento dos reservatórios garante segurança e eficiência do sistema.

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), instalou no maciço da barragem do rio Capivari Mirim um Medidor de Nível Ultrassônico que irá transmitir dados via rádio para o Centros de Controle de Operações (CCO), que passará a monitorar o nível de reservação à distância e em tempo real (on line), como o controle praticado nos reservatórios da cidade. Este controle é importante para manter um nível seguro do reservatório, e quando necessário pode-se acionar as comportas com segurança e evitar a sobrecarga do sistema.

CCO

O sistema de distribuição de água do Saae é controlado por um dos mais avançados Centros de Controle de Operações do País. Instalado nas dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí, ele monitora à distância, em tempo real (online), os níveis dos reservatórios do município, proporcionando, entre outras vantagens, economia de energia elétrica e de mão de obra e maior eficiência no combate às perdas de água. “Um sistema de reservação e distribuição de água seguro e eficaz só é possível com o uso de tecnologia de ponta. ”, afirma o superintendente do Saae, Sandro A. Lopes Coral.

O CCO está equipado com potentes computadores, e um sofisticado programa (software) que atualiza de 15 em 15 segundos as informações sobre os níveis de todos os reservatórios, que são enviadas via rádio (telemetria) por antenas instaladas em cada um dos reservatórios.

 

Foto: Giuliano Miranda – DCS

 

Comentários

Dennis Moraes