Indaiatuba: Aluna mais idosa do programa laser da prefeitura ganha homenagem dos colegas

Dona Adelina de Oliveira completa 88 anos de vida saudável no domingo

Exemplo dos benefícios que a prática regular de atividades físicas confere a pessoas de todas as idades, dona Adelina Frutuosa de Oliveira, aluna do programa Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, completou no último domingo (12), 88 anos de vida muito saudável, com direito a festa realizada pelos colegas das aulas de musculação e hidroginástica do Centro Esportivo Califórnia na última quinta-feira (9). Participante há mais de 10 anos do projeto da Prefeitura que oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas para adultos, dona Adelina conta mais de 60 anos de casada e até recentemente era acompanhada nos exercícios também pelo marido, João Francisco de Oliveira, de 96 anos, que precisou reduzir o ritmo das atividades por recomendação médica. “Fazer exercícios para nós sempre foi uma terapia, mudou nossos corpos e nossas vidas”, diz a idosa. “Além de cuidar da saúde, podemos conviver com pessoas de várias faixas etárias, fazer muitos amigos. Temos orgulho em dizer que a família nos apoia e incentiva a forma como conduzimos esta etapa do envelhecimento com qualidade de vida”, ressalta ela.

“A prática esportiva é uma forma rápida e acessível para tirar os idosos dos consultórios e hospitais, evitando doenças comuns a esta fase, além de garantir bem estar”, destaca a coordenadora do projeto Lazer Cristina Toledo. “Diversos estudos inclusive comprovam que a atividade regular ajuda a reverter problemas como osteoporose e danos nas articulações. É preciso sublinhar também as vantagens no aspecto psicossocial, com a diminuição do estresse, aumento da interação social, confiança, autoestima e independência”, enumera Cristina.

O programa Lazer da Secretaria Municipal de Esportes atende hoje cerca de 1.800 alunos de terceira idade nos núcleos esportivos Califórnia, Rêmulo Zoppi, Centro Esportivo do Trabalhador, Ginásio Municipal de Esportes, Academia Municipal e Parque Corolla, com aulas gratuitas de musculação, condicionamento físico, ginástica, alongamento e hidroginástica. As inscrições acontecem na segunda semana de cada mês diretamente no núcleo esportivo de interesse, onde pode ser consultada a qualquer tempo a existência de vagas remanescentes. Informações (19) 3825-6270.

Serviço

Academia Municipal – Rua Jacob Lyra, 140 – Parque das Nações – Tel: (19) 3801-5955

Centro Esportivo Califórnia – Rua Ema Montoanelli Tachinard s/nº – Jardim Califórnia – Tel: (19) 3835-3765

Centro Esportivo do Trabalhador – Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova – Tel: (19) 3894-3604

Centro Esportivo Remulo Zoppi – Rua Helena Tomasi, 53 – Jardim Rêmulo Zoppi – Tel: (19) 3816-5921

Ginásio Municipal de Esportes – Av. Visconde de Indaiatuba, 1250 – Jardim América – Tel: (19) 3825-6270

Parque Corolla – Rua Serafim Gilberto Candello, s/nº – Jardim Morada do Sol – Tel: (19) 3936-3301

 

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas