Incubadora de Empresa: convênio entre Prefeitura e Unimep é renovado

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e o reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Prof. Dr. Gustavo Alvim assinaram na quarta-feira (5) a renovação de convênio da Incubadora de Empresas “José João Sans”, em cerimônia de comemoração pelo aniversário de 10 anos do espaço no Anfiteatro Grená da Unimep. O evento contou com apresentações sobre a graduação das empresas e depoimentos de empresários. A Incubadora é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Unimep, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 

A Incubadora de Empresas “José João Sans” tem o objetivo de oferecer condições para aumentar as chances de novas empresas, introduzindo-as no contexto socioeconômico local e gerando novos empregos. São oferecidos aos empresários, além de infraestrutura, serviços de apoio como orientação no gerenciamento de negócios, comercialização dos produtos, exportação, gestão financeira e de custos, orientação jurídica, entre outros. A ocupação dos módulos é limitada a 24 meses que, a critério do Comitê Gestor e de acordo com a necessidade da empresa incubada, pode ser prorrogada por mais um ano.

 

Denis enfatizou que o componente principal para os empresários disseminarem suas ideias é o sonho em colocar em prática a vocação dos mesmos. “O componente principal para a implantação de suas empresas com sucesso no mercado de trabalho é o sonho. Com perseverança e vontade de crescer é possível. Desde quando era secretário de Desenvolvimento Econômico vejo a Incubadora com bons olhos. Que a vida traga o melhor neste período de incubação os preparando para o mercado”, comentou o prefeito. “Existem pessoas que empreendem por teimosia e perseverança. Poucas vezes esses empresários se preparam para dirigir uma empresa. A incubadora fornece treinamento e troca de ideias, além de gestão e conhecimento de diversas áreas, para esses executarem seus sonhos com maestria”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito.

 

Durante o evento, Alvim declarou que a instituição busca atender os anseios da comunidade de Santa Bárbara e que a Incubadora de Empresas é um serviço de sucesso inimaginável. “Agradeço ao prefeito Denis Andia pela parceria, e em especial, pela indicação de mudanças de trajeto do prolongamento do Corredor Metropolitano Noroeste que beneficiará estudantes e a população”, afirmou. O atual gestor do programa, Profº Ms. Renato Monaro, explanou sobre as ações da Incubadora e agradeceu aos presentes. “As portas estão abertas para visitação e orientação. Hoje temos 10 empresas incubados dos mais variados setores e um box vago”, acrescentou.

 

Como parte da cerimônia, empresários deram depoimentos sobre a gestão da Incubadora. “A incubadora proporcionou, além de toda capacitação, o convívio com empresários de diversas áreas. Eu e meu sócio e esposo não éramos da cidade e fomos acolhidos por Santa Bárbara d’Oeste e pela Incubadora. Agradeço muito a Prefeitura e toda gestão da Incubadora, pois aprendemos muito e nos graduamos”, ressaltou a sócia-proprietária da empresa Luz de Cristo Indústria e Comércio de Velas Ltda, Ângela Cambraia, que esteve na incubadora no período de outubro de 2008 e agosto de 2012.

 

Por sua vez, Heitor Machado, sócio da empresa 3HM que está na incubadora desde janeiro deste ano explica sobre seu projeto e apoio do programa. “Sermos filhos da Incubadora é uma honra. Começamos o nosso projeto no quintal da minha casa com meu sócio e irmão. Fomos formatando o espaço e projeto, após isso, nossa empresa foi aprovada pelo comitê gestor. A partir da nossa entrada na Incubadora, com a parceria da Unimep pudemos utilizar a impressora 3D da instituição em laboratórios de teste para nosso produto. Somos gratos a essa parceria entre Prefeitura e Unimep e por receber o prêmio de inovação em âmbito mundial”, disse.

 

Participaram do evento secretários Rodrigo Maiello (Governo) e José Eduardo Rodella (Controle Geral), representando o diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Roberto Souza, o assessor Lourival Fanti Jr., diretor titular do Ciesp Santa Bárbara d’Oeste, Nivaldo José da Silva, o gerente do Escritório Regional do Sebrae de Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, representando a Família Sans, o senhor José Laércio Teixeira Sans Junior, diretor do Senai Álvares Romi SBO, João Ulysses Laudissi, coord. de Relações Industriais do Senai Álvares Romi SBO, Paulo Brito, presidente da ACISB, João Batista de Paula Rodrigues, diretor da ACISB, Antonio Roberto Bonamin, gerente Regional do CIESP, Stefano Carnevali, alunos da instituição e representantes das entidades e comércios de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas