24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Inaugurada em 14 de dezembro de 2007, Estação Cultural da Fundação Romi completa 13 anos de atividades

Compartilhe essa notícia!

14 de dezembro de 2007. Esta é a data em que a Estação Cultural da Fundação Romi foi inaugurada e iniciou suas atividades, voltadas para cultura e educação, a toda comunidade de Santa Bárbara d’Oeste e região. Resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste pela Fundação Romi, a Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região.

Ao longo de seus 13 anos a Estação Cultural da Fundação Romi recebeu muitas atrações musicais, teatrais, literárias, expressivas e expositivas. Ofertou oficinas, palestras, encontros e feiras. Promoveu o intercâmbio de uma série de artistas locais com os mais diversos atores de regiões de todo o Brasil. “Há 13 anos a Estação Cultural tornou-se um ambiente de conhecimento e troca de experiências. A sua essência é forte na disposição para compartilhar práticas culturais, sobretudo, para contribuir com a sociedade. Conhece e promove esse amplo universo da Cultura, quer seja de entretenimento, de formação, de valorização, de propagação, de proteção ou de fomento. A cultura da Estação é algo que une todos, devido ao incontável número de atividades ofertadas e mais 220 mil pessoas atendidas”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

 

Em 2019 o espaço passou por uma nova revitalização geral após 12 anos da sua inauguração, com a manutenção e pintura de todo o complexo cultural e o reaparelhamento e modernização do Memorial da Ferrovia, permitindo que seus visitantes conheçam a história e importância daquele local para o desenvolvimento sócio econômico da cidade.  “Nosso Memorial da Ferrovia já recebeu milhares de visitantes. É uma viagem ao tempo para conhecer a história da ferrovia”, fala o superintendente.

Mesmo com o novo momento, perante à pandemia da Convid-19, em 2020 a Estação Cultural da Fundação Romi teve suas atividades presenciais suspensas. Mas, foram adaptadas as ações para o formato on-line. “Realizamos oficinas culturais, LIVES, contação de história voltadas ao folclore e lendas locais. Nosso projeto Ninho Musical continuou com aulas virtuais. Seguimos nossa missão em promover o desenvolvimento social e humano através de educação e cultura, adaptados para o mundo virtual, e conseguimos atender nosso público”, explica Vainer Penatti.

Para comemorar os 13 anos da Estação Cultural da Fundação Romi, o espaço recebe a exposição “Trilhos e Trilhas”, uma mostra fotográfica que compara a perspectiva ontem-hoje daquela edificação – a Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, hoje, Estação Cultural – e de seu entorno.  A exposição foi produzida com a participação de entusiastas da fotografia, em 2017, resultado do projeto “Trilhos e Trilhas”. A mostra é formada de fotos de época sobrepostas às fotos atuais, compondo um cenário que ilustra a evolução urbanística do espaço, e pode ser visitada durante o mês de dezembro.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!