IEMA conscientiza no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho


A responsabilidade social que o Instituto de Educação e Meio Ambiente (IEMA) promove na Michibel Comércio de Móveis Ltda. ganhou destaque com mais uma ação desenvolvida junto aos mais de 70 colaboradores da empresa. Na tarde de hoje (27), Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a entidade promoveu uma palestra na fábrica sobre a importância da data.

“Segurança é sinônimo de qualidade de vida para os trabalhadores e oferece vantagens econômicas às companhias. Sem dúvidas, treinamento e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas, por outro lado, evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde, em casos que poderiam ter sido evitados”, lembrou o técnico de Segurança do Trabalho da empresa, Evandro Carrion Azenha, em momento de sua palestra.

Ana Lúcia Maestrello de Micheli, presidente da organização ambientalista de Nova Odessa (SP), que é patrocinada pela Michibel desde a sua fundação, em 2014, ressaltou que o dia 27 de julho simboliza a luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança em seus ambientes de trabalho – onde passam a maior parte de seus tempos.

“O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Esse passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então Ministro do Trabalho, Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, com o objetivo de regulamentar a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizar o artigo 164 da CLT. Por isso, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, num período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores brasileiros. O número dos acidentes de trabalho era tão grande que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país, caso o quadro continuasse”, informou a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA).

De acordo com a Previdência Social, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que causa a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.

“Felizmente, nossa média anual de acidentes de trabalho é baixa, cerca de dois casos, isso devido às nossas companhas de prevenção. Essa ação de conscientização que o IEMA está promovendo só reforça a preocupação da Michibel com o bem-estar de seus colaboradores”, afirmou o diretor da empresa novaodessense, Danilo Donizete de Micheli.

Segundo estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são causa de morte de dois milhões de pessoas por ano, no mundo, montante que representa mais fatalidades do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool, juntos. Somados a esses números são registrados, em média, quase 270 milhões de acidentes não fatais e 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais, anualmente.

 

Comentários

Notícias relacionadas