A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste acaba de receber um importante reforço em sua estrutura: uma nova viatura Toyota Hilux SW4 foi incorporada à frota nesta semana. Com esse acréscimo, já são 11 novos veículos zero quilômetro integrados à corporação somente em 2025.
Desde o início da atual gestão municipal, em 2021, a corporação contabiliza a chegada de 25 novas viaturas, entre carros e motocicletas. O investimento também inclui a ampliação do efetivo – com a contratação de 61 novos guardas –, aquisição de armamentos, equipamentos de última geração e o fortalecimento do sistema de videomonitoramento.
A nova viatura foi apresentada na manhã desta sexta-feira (13), reforçando a política de modernização e estruturação das forças de segurança do município. Segundo a administração municipal, os investimentos contínuos têm refletido nos melhores índices de segurança pública das últimas décadas.
O sistema de videomonitoramento da cidade também tem sido ampliado com a instalação de novas câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permitem a leitura automática de placas de veículos. Santa Bárbara d’Oeste conta agora com uma “Muralha Digital” composta por 258 câmeras, sendo 28 com tecnologia OCR.
O monitoramento é realizado em tempo real a partir da Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. A integração com outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) proporciona maior capacidade de resposta às forças de segurança, especialmente em ocorrências de furtos e roubos de veículos.
Quando um veículo com queixa de furto ou roubo passa por uma das câmeras OCR, um alerta automático é emitido aos agentes, permitindo uma atuação mais ágil e eficaz.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de roubos registrados no primeiro trimestre de 2025 é o menor para o período desde 2001. Foram 35 ocorrências entre janeiro e março, contra 37 no mesmo período de 2024, marcando a sexta queda consecutiva nos índices trimestrais.
Nos últimos cinco anos, a cidade tem mantido uma redução significativa nos casos de roubos e furtos. Em 2017, por exemplo, eram mais de 100 ocorrências apenas no primeiro trimestre. Desde 2020, os registros não ultrapassam 80 casos no mesmo período.
Outros dados também chamam a atenção: Santa Bárbara não registrou nenhum homicídio nos três primeiros meses de 2025, repetindo o feito do ano anterior. Além disso, o município completou sete anos sem registrar um caso de latrocínio (roubo seguido de morte).
VEJA TAMBÉM
Tivoli Shopping, do Grupo AD, sorteia carros elétricos na campanha Julho Black Brasil 2025
Tivoli realiza nova edição do projeto Adote um Pet no feriado com quatro pets disponíveis para adoção
Programa Caminhos da Cultura abre inscrições para oficinas culturais do segundo semestre