A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste acaba de receber um importante reforço em sua estrutura: uma nova viatura Toyota Hilux SW4 foi incorporada à frota nesta semana. Com esse acréscimo, já são 11 novos veículos zero quilômetro integrados à corporação somente em 2025.
Desde o início da atual gestão municipal, em 2021, a corporação contabiliza a chegada de 25 novas viaturas, entre carros e motocicletas. O investimento também inclui a ampliação do efetivo – com a contratação de 61 novos guardas –, aquisição de armamentos, equipamentos de última geração e o fortalecimento do sistema de videomonitoramento.
A nova viatura foi apresentada na manhã desta sexta-feira (13), reforçando a política de modernização e estruturação das forças de segurança do município. Segundo a administração municipal, os investimentos contínuos têm refletido nos melhores índices de segurança pública das últimas décadas.
O sistema de videomonitoramento da cidade também tem sido ampliado com a instalação de novas câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permitem a leitura automática de placas de veículos. Santa Bárbara d’Oeste conta agora com uma “Muralha Digital” composta por 258 câmeras, sendo 28 com tecnologia OCR.
O monitoramento é realizado em tempo real a partir da Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. A integração com outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) proporciona maior capacidade de resposta às forças de segurança, especialmente em ocorrências de furtos e roubos de veículos.
Quando um veículo com queixa de furto ou roubo passa por uma das câmeras OCR, um alerta automático é emitido aos agentes, permitindo uma atuação mais ágil e eficaz.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de roubos registrados no primeiro trimestre de 2025 é o menor para o período desde 2001. Foram 35 ocorrências entre janeiro e março, contra 37 no mesmo período de 2024, marcando a sexta queda consecutiva nos índices trimestrais.
Nos últimos cinco anos, a cidade tem mantido uma redução significativa nos casos de roubos e furtos. Em 2017, por exemplo, eram mais de 100 ocorrências apenas no primeiro trimestre. Desde 2020, os registros não ultrapassam 80 casos no mesmo período.
Outros dados também chamam a atenção: Santa Bárbara não registrou nenhum homicídio nos três primeiros meses de 2025, repetindo o feito do ano anterior. Além disso, o município completou sete anos sem registrar um caso de latrocínio (roubo seguido de morte).



 
        

VEJA TAMBÉM
Tivoli celebra 27 anos com programação especial e shows gratuitos neste final de semana
Feira das Nações de Santa Bárbara 2025 divulga programação completa
Finados: Cemitérios de Santa Bárbara devem receber cerca de 5 mil visitantes