fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Guarda Civil de Capivari anuncia novo corregedor


Diogo Costa Balan foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública como o novo corregedor da Guarda Civil de Capivari, na tarde da última quarta-feira, 23.Diogo é bacharel em direito, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba, e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil pelo número 355.509. Diogo foi estagiário na Delegacia e Polícia, já atuou na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e em escritórios particulares.
A lei 10.826/08 e 13.022/14 determinam que todas as Guardas Civis do Brasil tenham Corregedoria, com a principal função de investigar possíveis desvios de conduta cometidas por agentes da corporação. Além disso, a Corregedoria é o órgão regulador, que fiscaliza e fortalece a transparência da instituição e dá a legitimidade ao trabalho exercido pelos agentes.
A corregedoria da Guarda Civil de Capivari foi criada em 2013, mesmo ano que a Secretaria de Segurança Pública firmou convênio com a Polícia Federal, que possibilitou a administração pública a adquirir novas equipamentos como armas modernas e munições junto aos órgãos de controle bélico. Para o Secretário de Segurança Pública Municipal, Gamaliel Lourenço de Souza, a função do corregedor é importante para garantir a transparência do trabalho e uma maior fiscalização em relação aos atos e consulta do servidor guarda civil junto a população.
De acordo com o Prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, a Guarda Civil tem a confiança da população, mas a corregedoria é uma forma de garantir defesa ao agente e a sociedade. “Nossos guardas recebem treinamento sobre abordagens, leis, postura e assuntos tratados no dia a dia, mas a corregedoria é uma ferramenta que a sociedade tem para denunciar possíveis excessos por parte do profissional”, afirma.
Em Capivari, a Corregedoria da Guarda Civil atende a população de segunda, quarta e sexta, das 13h às 17h, no prédio do SIAM, localizado na avenida Piratininga, 797, Santa Terezinha. O restante do horário é para trabalho administrativo.

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Dennis Moraes