17 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Grande parte do setor industrial brasileiro já investe no desenvolvimento sustentável

Compartilhe essa notícia!

Estudo realizado pelo CNI, órgão que representa as indústrias brasileiras, aponta que somente 3% das empresas do ramo não adotam medidas de sustentabilidade

O setor industrial brasileiro é visto como altamente interessado pelo tema da sustentabilidade. Cerca de 89% das empresas do ramo, ou seja, 9 entre 10 companhias, já adotaram medidas de redução de resíduos sólidos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar de interessada em reduzir os impactos ambientais em suas atividades, o estudo reporta também as dificuldades enfrentadas pela indústria, sobretudo a dificuldade de financiamento para implementação de medidas.

 

Para a realização do estudo, a CNI entrevistou empresários do setor industrial em todo o país. Dessa forma, o órgão elencou nove indicadores principais de sustentabilidade nas empresas, questionando os participantes sobre seus planos de ação envolvendo cada um deles. Ao todo, foram ouvidos 1.004 empresários do setor industrial de todos os estados, independentemente do tamanho de suas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.

 

Os esforços de redução de resíduos sólidos encabeçam a lista de principais medidas adotadas pelas companhias brasileiras. Em seguida, completando o pódio de ações implementadas, a pesquisa revelou que 86% das empresas industriais procuram otimizar o consumo de energia e também 83% tentam otimizar a utilização de água.

 

Outro dado importante obtido através do levantamento mostra que apenas 3% das empresas não adotam nenhuma ação efetiva em direção à sustentabilidade. Das companhias que responderam ao estudo, cerca de 36% adotam de 5 a 6 medidas, enquanto 22% adotam de 7 a 8.

 

As empresas brasileiras, ainda, têm caminhado em direção à descarbonização, investindo em tecnologias menos poluentes. Nesse sentido, 27% dos proprietários afirmaram ser necessário investir na modernização de máquinas, 23% alertaram para o uso de fontes de energias renováveis e 19% consideram importante o investimento em tecnologias de baixo carbono.

 

Sobre a utilização de fontes de energias sustentáveis, 42% dos empresários relataram que esse seria o foco de suas ações nos próximos anos. Em seguida, 36% comentaram que a prioridade é a modernização de suas máquinas, enquanto 32% admitiram que é a otimização do consumo de energia. O estudo levantou, também, que 53% das organizações já possuem projetos de diversificação de fontes de energia, sendo a energia solar a principal delas, recebendo 91% dos investimentos.

 

Apesar do interesse de executivos em modernizar suas atividades e diminuir os impactos ambientais de suas companhias, muitos deles relataram encontrar dificuldades para a implementação de medidas. De 16% dos entrevistados que buscaram créditos públicos para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, apenas 6% foram aprovados. No setor privado, o resultado é um pouco melhor, em que 24% dos entrevistados buscaram créditos, dos quais 15% conseguiram a aprovação.

 

Para 51% dos participantes do estudo, a falta de incentivo do governo é um dos principais empecilhos para a implementação de medidas de desenvolvimento sustentável. Em seguida, 39% acreditam ser a falta de cultura de sustentabilidade no mercado consumidor, enquanto 22% relatam dificuldade de crédito ou financiamento.

 

Com a implementação de uma nova cultura de sustentabilidade e a realização de investimentos na área, os profissionais de áreas correlatas têm sido mais procurados pela indústria. Entre eles, aqueles formados na faculdade de biomedicina, engenharia ambiental, biologia, biotecnologia, entre outras, estão capacitados para realizar estudos e projetos com foco em gerenciamento de resíduos, análise de impacto nos ecossistemas e otimização de recursos energéticos e hídricos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!