Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Governo de SP anuncia vacina para agentes de segurança após manifestação promovida pelo Sindpesp

Raquel Kobashi Gallinati Lombardi

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) agradece a todos os policiais que participaram da manifestação realizada na segunda-feira cobrando a vacinação para toda a polícia. A mobilização histórica nas redes sociais é diretamente responsável pelo anúncio realizado hoje pelo Governo, de que todos os agentes de segurança serão vacinados a partir de 5 de abril.

O anúncio do Governo é resultado direto da manifestação nacional #PoliciaisSaoEssenciais do Sindpesp e outras entidades policiais exigindo vacina, que teve a adesão de milhares de policiais. É necessário que a vacinação atinja a todos os policiais, sem distinção.

Policiais são o grupo com maior exposição ao risco, atrás somente dos profissionais da saúde que lidam diretamente com o atendimento de pacientes com Covid. São os policiais que atuam na linha de frente fiscalizando festas clandestinas e eventos com aglomeração.

São os policiais que seguem investigando crimes e atendendo a toda a população nas delegacias de polícia.

O Governo inclusive anunciou a vacinação reconhecendo o posicionamento do Sindpesp, de que os profissionais de segurança são essenciais e a vacinação deles protege inclusive a população em geral, que precisa de atendimento de segurança.

Desde 2020, o Sindpesp vem encaminhando ofícios e participando de reuniões com a cúpula da segurança pública paulista solicitando a vacinação dos policiais.

Há mais de um mês, a Adepol, associação da qual o Sindpesp é membro, oficiou ao Ministério da Saúde cobrando a vacinação dos policiais de todo o Brasil.

Desde o início da pandemia quase 2 mil policiais civis foram afastados por Covid e 32 faleceram.

 

Raquel Kobashi Gallinati

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo