28 de março de 2024

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Google AdWords: como ele funciona?

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O Google AdWords, agora conhecido como Google Ads, é a plataforma de anúncios criada pelo Google. Ele foi lançado em 2000, sendo que até hoje vem sendo aprimorado e lidera o mercado de anúncios da web.

Por meio dele, as marcas podem criar anúncios no YouTube, Play Store, Gmail, Display e, claro, nos resultados de pesquisa.

Quando um usuário faz uma busca no Google, encontra dois tipos de resultados, sendo os orgânicos e os pagos. Ou então, quando visitamos um blog e vemos um banner referente a algum produto ou serviço.

Outra situação comum é assistirmos a um vídeo no YouTube e, antes da exibição, vermos um anúncio. Esses são exemplos de campanhas criadas pelo Google Ads, o que chamamos de mídias pagas.

Com a ascensão dos conteúdos orgânicos, alguns empreendedores passaram a considerar a mídia paga como algo ultrapassado, mas isso não é verdade. Se fosse, não veríamos tantas propagandas nas diferentes páginas que acessamos.

Aliás, elas ajudam a empresa a fazer divulgação, enquanto seus materiais orgânicos ganham espaço, o que demanda tempo e paciência.

É por isso que, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Ads, como funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é Google AdWords?

Google AdWords, como falamos, é a plataforma de anúncios do Google, lançada em 2000 e que até hoje se configura como o principal canal de mídia paga para anunciantes na web.

Trata-se da plataforma que mais cresce, porque é uma forma que as empresas têm de pagar para o Google o seu destaque na internet.

Só que quando uma marca investe nele, ela se destaca para o público certo. Por exemplo, no caso de um escritório de contabilidade, seus anúncios vão aparecer para pessoas interessadas nesse serviço, como um usuário que pesquise sobre serviços de contabilidade preço.  

Em outras palavras, as campanhas geradas nessa plataforma são direcionadas para uma audiência qualificada, que tenha interesse no que o seu negócio vende. É o que chamamos de segmentação.

Então, essa estratégia não se resume em aparecer para um número maior de pessoas, mas, sim, para as pessoas certas e no momento ideal.

O Google trabalha em cima das palavras-chave pesquisadas, então, está nas mãos dos anunciantes determinar onde os anúncios serão exibidos. Seu funcionamento se dá por meio de 4 tipos, que são:

  • Anúncios de pesquisa;
  • Rede de display;
  • YouTube;
  • Aplicativos.

Além disso, a plataforma funciona como uma espécie de leilão, onde as empresas oferecem dinheiro em troca de cada clique nas campanhas. Só que nem sempre ganha quem faz a maior oferta.

Quando as empresas de contabilidade na Zona Sul SP trabalham com esse formato, o Google combina alguns fatores de qualidade para classificar como os anúncios serão posicionados.

Em outras palavras, não basta oferecer uma boa quantia, a campanha precisa ser realmente boa. Portanto, mesmo que o concorrente ofereça mais, o site vai destacar o anúncio que seja relevante e bom.

A qualidade é medida por uma nota que vai de 1 a 10, a nota é levada junto com o lance, determinando a posição do anúncio para a palavra-chave que ele carrega.

Os componentes de qualidade são formados pelo CTR, relevância e página de destino. Então, mesmo que o seu negócio tenha muito dinheiro para investir, é necessária muita criatividade para produzir.

De qualquer forma, o Google oferece às organizações, como no caso de uma empresa de auditoria blindagem segurança, a chance de aparecer mais vezes e para as pessoas certas, quando elas estão buscando uma solução.

Agora que você já sabe o que é o Google AdWords, no próximo tópico, vamos mostrar suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura.

Conheça as vantagens do Google Ads

Dentre as vantagens dessa plataforma de anúncio podemos citar os resultados imediatos que traz, e isso acontece porque as estratégias de conteúdo e SEO demoram um pouco mais para aparecer.

Essas ações são importantes, mas focar apenas nelas é assumir um risco desnecessário. Agora, se uma loja de itens de academia, por exemplo, investe em SEO e anúncios pagos, ela vai impulsionar suas estratégias orgânicas.

Por exemplo, vamos imaginar que ela criou um artigo sobre itens de academia, mas também um anúncio relacionado a eles.

Então, além de aparecer para um usuário que pesquisou sobre kit academia ao ar livre preço, ela também vai alcançar donos de academia, professores de ginástica, dentre outros públicos que possam se interessar pela sua solução.

Outra vantagem é que a empresa tem a oportunidade de descobrir o potencial das palavras-chave que usa para suas estratégias de SEO. Ou seja, também é uma forma de descobrir as taxas de conversão dos termos usados nos conteúdos.

A partir disso, a marca começa a escolher de modo mais efetivo quais palavras usar, melhorando seus resultados ao longo do tempo.

As landing pages também são beneficiadas, isso porque, ao invés de uma empresa esperar meses para ranquear uma página, ela pode trabalhar ao mesmo tempo com os anúncios do Google e melhorar a taxa de conversão quando for o momento.

Utilizando as ferramentas do Ads, um investimento de experimentação e uma ferramenta que construa boas landing pages, fica mais fácil criar testes A/B e avaliar os impactos em tudo o que diz respeito à essa página.

Além de melhorá-la, uma empresa de segurança biológica pode aprimorar o fluxo de conversão. Ademais, é a chance de trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas.

Nós sabemos que o Google AdWords trabalha para que o anúncio chegue à pessoa certa, no momento em que ela procura por alguma coisa. Com isso, conseguimos mapear campanhas e ofertas para as diferentes etapas de compra.

Se alguém está procurando, por exemplo, por aluguel martelete, está em busca de uma solução para um problema. Mas se outra pessoa procura por ferramentas necessárias na construção, talvez ainda não tenha ideia do que vai precisar.

As marcas também conseguem descobrir boas palavras-chave, tanto para suas campanhas pagas quanto para suas estratégias em SEO. Isso porque esses dois investimentos começam com a utilização de um termo.

Só que mesmo que você faça uma varredura completa, sempre há palavras-chave que acabam passando despercebidas, sem falar em opções que vão surgindo ao longo do tempo.

As empresas têm acesso a esse detalhe quando começam a analisar os relatórios do Analytics. Então, quanto mais elas usam o Ads, mais termos encontram para aumentar suas possibilidades de rankeamento.

Conheça as desvantagens do Google Ads

Só que nem tudo são flores, e o Google Ads também tem suas desvantagens. Antes de tudo, é importante dizer que o conteúdo é rei na era da informação em que vivemos.

Então, se uma pessoa pesquisa sobre aço para construção, primeiro ela vai querer saber algumas informações sobre esse produto antes de comprar. Ou talvez ela esteja apenas querendo saber como aplicá-lo ao projeto.

O fato é que a internet mudou o comportamento do consumidor, que hoje assume uma postura muito mais ativa na relação de compra e venda. Se antes bastava um anúncio para que ele tivesse interesse, hoje a empresa precisa mostrar seu valor e sua experiência.

Então, se você investir apenas em anúncios, vai mostrar para o público que seu intuito é apenas vender. Perceba que é necessário um equilíbrio entre os dois lados dessa moeda chamada marketing digital.

Enquanto você oferece conteúdo de qualidade para mostrar ao usuário toda a sua autoridade de marca, investe nas mídias pagas para chamar a atenção das pessoas.

Além disso, quando elas clicarem no anúncio, precisam ser direcionadas para algum lugar, como site ou blog da empresa. Então, por trás do seu anúncio no Google é necessário ter um bom canal de informação.

Sem falar que quando uma empresa de isolamento com eps investe nessa campanha, ela paga por isso. Mas o anúncio não se sustenta sozinho, uma vez que se você parar de investir, ele deixa de existir.

Então, o tempo de vida dessa opção é muito mais curto do que as estratégias orgânicas, que não têm prazo de validade e estarão lá até que você as exclua, e mais caro, o que demanda mais organização financeira.

Conclusão

O Google é uma plataforma completa que desenvolve soluções com o objetivo de oferecer o melhor para os seus usuários.

Uma dessas soluções é a sua plataforma de anúncios, que além de oferecer a oportunidade para as marcas divulgarem seus produtos e serviços, leva essas campanhas até quem precisa delas.

Neste artigo, você entendeu como ele funciona e de que maneira pode ajudar o seu negócio a crescer. Agora está pronto para começar a criar os seus anúncios!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.    

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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