Giovanni Bonfim recebe treinadora de equoterapia em busca de apoio a atividades no Município


O vereador Giovanni Bonfim (PDT) recebeu, hoje (13), em seu gabinete, a visita de Francine Baldo, proprietária do Rancho Quatrilho, que oferece serviços de pet terapia, equoterapia, equoterapia esportiva, equitação básica e três tambores. Durante o encontro, a treinadora pediu apoio do parlamentar para que atletas barbarenses possam representar a cidade na Festa do Peão de Barretos, assim como para a manutenção de parceria com a Prefeitura para o oferecimento de equoterapia a crianças e adolescentes atendidos pela AMAI (Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos).

Em 2014, Francine participou pela primeira vez como treinadora na Festa do Peão de Americana, sendo responsável pelo treinamento do primeiro peão mirim do Brasil. O aluno João Mario Aoki, na época com 11 anos, foi o primeiro peão autista a participar da categoria Três Tambores Mirim. O contato do garoto com os animais começou em novembro de 2013, com a equoterapia, cujo objetivo inicial era aliviar sintomas como estresse, depressão e insônia.

“A equitação e a equoterapia possuem uma série de benefícios, tanto físicos como mentais. Em todo o País, entidades que trabalham com crianças com deficiência ou necessidades especiais utilizam a equoterapia como parte do tratamento interdisciplinar”, explicou Bonfim, afirmando que buscará apoio ao Poder Executivo para a continuidade da prestação desse tipo de atendimento no Município.

O vereador ressalta que a equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

 

 

Assessoria

Comentários

Notícias relacionadas