Giovanni Bonfim denuncia precariedade do velório no CSU


O vereador Giovanni Bonfim (PDT) esteve na manhã desta quinta-feira (17) no velório municipal no Centro Social Urbano (CSU), o parlamentar recebeu reclamações de munícipes a respeito da precariedade das dependências do velório, entre elas a falta de banheiro para deficientes físicos, apesar de haver uma placa de indicação do banheiro. Além disso, faltam extintores, existem salas sem janelas, falta um local para preparo e lanche (copa), porém, o que mais chamou a atenção foi a existência de um ninho de urubus na laje do prédio.

“Isso é um absurdo, precisa remover esse ninho e fechar aquele buraco, sabemos que essa ave transmite doenças. Falta higiene, falta respeito com a população, o velório irá ficar aqui por cinco meses, não é assim que se deve tratar a população, principalmente em um momento difícil, como na perda de uma pessoa ou parente”, explanou Bonfim.

De acordo com o Manual de Referência Técnica para o funcionamento de estabelecimentos funerários e congêneres (RDC n° 306/2004), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é obrigatória a disponibilização de um sanitário adaptado a deficientes físicos, salas para o velamento com no mínimo de 15 metros quadrados e com janelas, bem como uma copa para preparo, guarda e distribuição de refeições e lanches.

Bonfim irá fazer um requerimento à Administração Municipal, questionando sobre a falta de extintores no local e vai pedir também os laudos dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária para o local.

 

 

Assessoria

Comentários

Notícias relacionadas