SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fórmula E: Rowland amplia liderança do campeonato no E-Prix de Mônaco de 2025

(Photo by Andrew Ferraro/LAT Images)

Compartilhe essa notícia!

Rowland venceu metade das provas da Temporada 11, ampliando sua liderança na classificação

 

Oliver Rowland, da Nissan, abriu caminho em um frenético terço final da Etapa 6, do E-Prix de Mônaco de 2025, para conquistar uma vitória sólida sobre Nyck de Vries, da Mahindra Racing, e Jake Dennis, da Andretti. 

Oliver Rowland conquistou sua primeira vitória no icônico circuito de rua de Mônaco, marcando sua terceira vitória nas seis corridas iniciais da Temporada 11 (2024/25). Esse desempenho impressionante se traduz em uma taxa de vitória de 50% e ampliou ainda mais sua liderança na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA para 94 pontos.  

São significativos 34 pontos sobre o atual campeão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que terminou em sexto nessa corrida e agora tem 60 pontos. 

Um fator chave para o sucesso de Rowland foi a implementação estratégica do PIT BOOST pela Nissan, permitindo que ele ultrapassasse o pole position Taylor Barnard (NEOM McLaren) na volta 13. Apesar de perder brevemente a liderança para Nyck de Vries (Mahindra Racing), na volta 26, Rowland utilizou com maestria seu último MODO DE ATAQUE na volta 27 para recuperar a liderança, vencendo a corrida por uma confortável margem de 2 segundos. 

Atrás de Rowland, a equipe Andretti teve uma sorte mista. Dennis recebeu uma penalidade de 5 segundos, o que afetou sua posição final e o fez cair para terceiro. Seu companheiro de equipe Nico Mueller terminou inicialmente em quarto, mas foi ultrapassado na linha de chegada por Eduardo Mortara (Mahindra Racing), colocando Mueller em quinto. 

O segundo lugar de Nyck de Vries marcou seu primeiro pódio desde Londres 2022, o primeiro pódio de sua equipe Mahindra desde a Cidade do México 2023.  

Na classificação do Campeonato Mundial de Equipes da FIA, a Porsche lidera sobre a Nissan por nove pontos (114 a 105), enquanto a Nissan lidera sobre Porsche na classificação do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA. 

Oliver Rowland, nº 23 da Nissan Formula E Team, disse:
“Você nunca sabe o que fazer com a estratégia, especialmente com essas corridas PIT BOOST. É a segunda corrida, mas nós tínhamos um plano e o mantivemos. Foi um pouco mais complicado passar o Taylor [Barnard], para ser sincero, mas mantivemos a calma. Mesmo no final, eu estava bastante preocupado durante o segundo MODO DE ATAQUE, caí para quinto e estava atrás de duas Mahindras, e pensei: ‘agora precisamos começar a trabalhar’, mas o trabalho da equipe foi excelente e muito bem executado. 

“Eu estava achando que o Taylor estava ultrapassando as barreiras das regras em alguns momentos, mas mantive o fair play – no final, fizemos o trabalho, então não importa. Começamos a temporada muito bem, mas agora a sensação é um pouco diferente. Normalmente, estaríamos ansiosos pelo champanhe, mas já estamos de olho em amanhã”. 

Nyck De Vries, nº 21, Mahindra Racing, disse:
“Foi um dia incrível para nós como equipe, obviamente não tenho palavras para agradecer a eles. Eles fizeram uma ótima corrida durante o PIT BOOST e escolheram os momentos certos para ir em frente e pegar o MODO DE ATAQUE, então, honestamente, agradeço muito a eles. 

“É muito bom estarmos juntos nessa jornada. No ano passado, estávamos longe e sempre demos pequenos passos. É bom dar a eles esse prêmio porque eles realmente merecem. Considero uma vantagem estar em casa, ter meus amigos aqui me assistindo, e é bom tê-los aqui para ver o que conseguimos hoje”. 

Jake Dennis, nº 27, Andretti Formula E disse:
“Eu estava bastante estressado no reinício, sabia que seria muito próximo com a Amarela em Toda a Pista, e mesmo quando a penalidade veio mantive a cabeça erguida. Tive que contar com a ajuda de Nico [Mueller] e, obviamente, o ritmo foi forte o suficiente para criar uma lacuna, mas foi uma corrida muito difícil, mentalmente, há tantas estratégias diferentes em andamento. 

“Sinceramente, acho que fizemos a maioria das coisas com perfeição. Obviamente, foi apenas a situação do PIT BOOST, ter que usar o carregador reserva e perder um ou dois segundos com isso, e então ficamos muito para trás, mas o carro esteve rápido o dia todo e os rapazes realmente me deram um foguete. Conseguir lutar e conquistar meu primeiro pódio da temporada, já faz tanto tempo desde a Temporada 10, em Misano, e retribuir com um pódio em Mônaco é sempre especial. Temos que fazer tudo de novo amanhã, o que é um pouco estranho, mas estou confiante de que podemos nos levantar aqui e tentar tirar a vitória do Oliver [Rowland]”. 

Abastecido por energia renovável
O E-Prix de Mônaco foi realizado com uma combinação de energia renovável, incluindo combustível HVO sustentável. 

Fundo Better Futures: SheCanHeCan
A Fórmula E fez uma parceria com a SheCanHeCan de Mônaco para quebrar barreiras para as mulheres no automobilismo. Juntas, co-organizaram o “Driving Change for Gender Equality” (“Impulsionando a mudança para a igualdade de gênero”) – painel voltado para adolescentes e jovens com Catie Munnings, David Coulthard, Beth Paretta e Stephanie Ensten, da NEOM McLaren – inspirando mentes jovens e defendendo a igualdade de oportunidades. 

Mudança. Acelerada. Live Monaco, apresentado pelo Google Cloud
Em 2 de maio, o Yacht Club de Mônaco sediou a cúpula de liderança, unindo inovadores do esporte, sustentabilidade, política e negócios. Com a Fundação Príncipe Albert II de Mônaco como parceira de conhecimento, os especialistas compartilharam estratégias que moldam o futuro do esporte e da sociedade. 

Envolvimento da comunidade
– Inspiration Hour: 200 jovens de grupos locais, como Les Enfants de Frankie e Amos Business School, tiveram acesso exclusivo aos bastidores. 

– Visitas de pilotos: As estrelas da Fórmula E se envolveram com escolas, incluindo a International School of Monaco, e visitaram o Princesse Grace Hospital para inspirar pacientes e funcionários. 

– Painel da Fundação Sophia Antipolis: No Accenture Innovation Hub, líderes da Accenture, Google Cloud, Fórmula E, Mahindra Racing e FIA exploraram como o campeonato está impulsionando a inovação sustentável, a tecnologia EV e a análise de dados. 

FIA Girls on Track em Mônaco
Até 250 meninas e adolescentes participaram de workshops, jogos, palestras sobre carreira e passeios pelos boxes. Fora da pista, uma masterclass de E-Kart e uma sessão inspiradora na Universidade Internacional de Mônaco abriram as portas para carreiras no automobilismo. O programa foi orgulhosamente apoiado pela Hankook, ABB e Fortescue Zero. 

OUTRAS NOTÍCIAS DO CAMPEONATO NESTA SEMANA
O projeto GENBETA da Fórmula E e do Google Cloud, “Mountain Recharge”, viu o protótipo do carro de corrida GENBETA descer 1.000 metros verticais nos Alpes Franceses em modo de roda livre, usando apenas a frenagem regenerativa para gerar energia suficiente para uma volta completa no Circuito de Mônaco.  

Aproveitando as ferramentas de IA do Google Cloud para mapear as zonas ideais de frenagem e analisar as forças gravitacionais, o projeto mostrou a eficiência e a sustentabilidade de ponta da tecnologia regenerativa da Fórmula E, que recupera até 40% da energia da corrida na pista durante a corrida. 

Programação
O E-Prix de Mônaco de 2025 marca a primeira vez que o Principado recebe um evento duplo, com a Etapa 7 programada para amanhã, domingo, 4 de maio.  

A Etapa 7 terá apenas uma sessão de treinos livres às 03h30 de Brasília (08h30, horário local), seguida pela Classificação e pela Corrida às 5h40 e 10h05 de Brasília (10h40 e 15h05, horário local), respectivamente. 

Para o Brasil, a transmissão de televisão fica a cargo da Band, bem como pelo Grande Prêmio no YouTube

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!