25 de abril de 2024

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Fofoca no trabalho: quando isso vira um problema para empresa

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Comunicação interna e endomarketing fortes são essenciais para evitar a disseminação de fofocas

A fofoca no ambiente de trabalho pode ser um fator nocivo para perda de produtividade, conflitos internos e enfraquecimento da cultura organizacional de um negócio. Por isso, é importante ter uma boa estratégia de endomarketing para cuidar da situação da melhor maneira possível e evitar impactos negativos no dia a dia da empresa.

Esse tipo de situação costuma gerar bastante desarmonia no ambiente de trabalho, aumentando as taxas de absenteísmo, presenteísmo e rotatividade. A fofoca no trabalho pode impactar financeiramente a empresa, então é preciso antecipar esse problema com medidas assertivas para conter a disseminação do “disse me disse” na loja.

Como a fofoca no trabalho pode impactar negativamente a empresa?

A fofoca pode se manifestar de diversas formas no ambiente de trabalho, sendo disseminadas por qualquer profissional da equipe. No ambiente corporativo, o crescimento dessa situação pode trazer diversos fatores negativos para o ambiente da empresa, falaremos sobre alguns deles abaixo:

Conflitos internos

A fofoca alimenta os conflitos internos entre setores e profissionais da empresa. Essa situação costuma gerar discórdia entre os envolvidos e acabar contaminando muitos outros funcionários da empresa.

Aumento do absenteísmo e da rotatividade

Geralmente, as pessoas que são vítimas de fofoca no ambiente de trabalho faltam por conta do acontecimento, já que não se sentem valorizados pelos colegas de trabalho e nem pela empresa. Isso também ajuda a aumentar a taxa de rotatividade, já que alguns profissionais acabam buscando novas oportunidades no mercado para se livrar do ambiente nocivo.

Perda de produtividade

O burburinho acaba fazendo com que os profissionais da empresa percam poder de concentração e diminui a produtividade no dia a dia. Isso é um fator primordial para impactar a empresa financeiramente nos seus resultados futuros.

Quais são as melhores maneiras de lidar com a fofoca no trabalho?

O gestor e os profissionais de RH (Recursos Humanos) precisam lidar com a fofoca no trabalho da forma correta. Aqui, mostraremos algumas formas de lidar com essa situação para evitar que essa situação acabe prejudicando o cotidiano e o lucro da empresa.

Confira as nossas dicas abaixo:

Não propague os comentários maldosos

É importante passar para os funcionários que a cultura organizacional da empresa não permite a disseminação de fofocas. E a melhor maneira de “matar” uma fofoca é evitar propagar comentários maldosos. Então, a dica é dar suporte para os profissionais da empresa não propaguem comentários maldosos.

Se você for colaborador da empresa, a dica é evitar propagar a fofoca e se possível repreender as pessoas que tentam alimentar fofocas no ambiente de trabalho. Dessa maneira, você não se envolve no meio destes conflitos e também os enfraquece.

Centralize a informação

Os profissionais de RH são responsáveis por cuidar do ambiente da empresa. Uma dica é criar um canal de informação para centralizar as notícias relativas à empresa e seus funcionários. Dessa maneira, você terá uma central para fazer comunicados, receber sugestões e críticas para enfraquecer a fofoca no dia a dia do negócio.

Isso é importante para centralizar as fontes de informação dentro da empresa. Essa é uma forma de tentar inviabilizar as fofocas no escritório. Assim, você pode falar diretamente aos colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Comunicação interna assertiva

Criar canais de comunicação interna também é essencial para desfazer os boatos que surgem dentro da empresa. Para desmembrar um ambiente repleto de fofocas, ter uma comunicação interna é muito importante.

Isso facilita no repasse das informações corretas em todos os setores da empresa. Dessa maneira, os profissionais podem repassar as notícias verdadeiras, deixando de lado as fofocas, já que com uma comunicação interna forte ficará mais difícil disseminar boatos na empresa.

O RH precisa ser amigo dos colaboradores

O setor de RH precisa ser um local que desperte confiança nos colaboradores. É importante ter um canal de comunicação aberto para que os profissionais se sintam à vontade para fazer elogios, críticas e dar sugestões sobre o trabalho. Obviamente, esse canal também serve para quebrar as fofocas no trabalho.

É importante garantir que o canal seja transparente e que todos tenham voz. O RH é a área responsável por criar um ambiente produtivo e harmonioso, sem comentários maldosos e conflitos internos.

Colocar um ponto final nas fofocas do escritório

Se as fofocas estão saindo do controle, gestores e RH precisam se unir para colocar um ponto final no assunto. Dessa maneira, será preciso juntar todos os envolvidos, trocar uma ideia e deixar tudo às claras para acabar com o conflito interno. O gestor precisa assumir as rédeas da situação para mediar o conflito e pôr um ponto final nas fofocas de escritório.

Nessa questão, é importante que o RH e o gestor sejam firmes em suas posições para evitar mais fofocas no trabalho.

Como podemos perceber, a fofoca no trabalho pode ter um impacto muito negativo na empresa, por isso é importante seguir as dicas para fortalecer a cultura organizacional e fazer com que esta situação não se espalhe pela empresa.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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