24Horas Esportes 

Fernando Reis é um dos cinco homens mais fortes do mundo


Halterofilista quebra recorde pan-americano na categoria acima de 105kg

Numa noite marcada por três quebras de recorde mundial, o brasileiro Fernando Reis terminou em quinto lugar na categoria acima de 105kg do levantamento de pesos. Ao levantar 195kg no arranco e 240kg no arremesso, o halterofilista somou 435kg, quebrando o recorde das Américas e obtendo o melhor resultado do país na história dos Jogos Olímpicos. Mas ele queria mais.

“Foi minha melhor marca e recorde pan-americano, mas nos próximos Jogos Olímpicos vou pegar uma medalha. Sei que posso mais, deixei a desejar. Cometi um erro no arranco e paguei o preço no arremesso. Como atleta, estou decepcionado. Mas subi um degrau a mais num cenário dominado por europeus”, disse Fernando, visivelmente emocionado.

O atleta foi o único representante das Américas na final. Lasha Talakhadze, da Geórgia, bateu o recorde olímpico e mundial do arranco (215kg), sendo imediatamente ultrapassado pelo iraniano Behdad Salimikordasiabi (216kg). Fernando, por sua vez, levantou 195 kg, terminando esta fase em quinto lugar. No arremesso, o iraniano recordista foi eliminado após três tentativas frustradas. Já Talakhadze conseguiu 258kg, com resultado combinado final de 473kg, também nova marca mundial.

“Foi uma prova duríssima, de nível muito alto”, avaliou Fernando, que vem de uma recuperação de duas lesões esse ano, uma no cotovelo e outra no peito: “Se eu não tivesse o apoio do COB, não estaria aqui hoje. Esse esporte que é uma das essências dos Jogos Olímpicos: ‘citius, altius, fortius’. Nós representamos o ‘fortius’, disse o atleta, referindo-se ao lema em latim que significa “mais rápido, mais alto, mais forte”.

 

Fonte COB

Comentários

Leia também...