Fatep reúne especialistas de multinacionais na Semana de RH gratuita e aberta ao público

Palestras serão ministradas por executivos da Caterpillar, ArcelorMittal e Hyundai; inscrições estão abertas no site da Fatep

 

 

Com o tema “Aprender, desenvolver e inovar: Pilares para o sucesso em Gestão de Pessoas”, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) reunirá quatro renomados profissionais da Caterpillar, ArcelorMittal e Hyundai para ministram palestras sobre os desafios do setor. A Semana de Estudos de RH ocorrerá entre os dias 22 e 24 , a partir das 19h15, em comemoração ao Dia do Profissional de Recursos Humanos (3 de junho). O evento é aberto e gratuito. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site www.fateppiracicaba.edu.br, no menu Cursos de Extensão.

 

A programação começa no dia 22, às 19h15, com a palestra “Como se tornar a melhor empresa para se trabalhar”, ministrada pelo diretor Flávio Reis e pela gerente de Recursos Humanos, Silvia Rovina Pereira, ambos da Caterpillar. Para encerrar a noite, às 21h15, os alunos do segundo e terceiro semestres de RH darão dicas para elaboração de um currículo de sucesso.

 

A apresentação dos dois executivos da Caterpillar será uma grande oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais da história da empresa e os motivos que a levaram ser considerada uma das mais admiradas em todo o mundo, inclusive para trabalhar. De acordo com a revista Fortune deste ano, em sua publicação Fortune’s World’s Most Admired Companies®, a Caterpillar figura no ranking das Top 50 pelo 16º ano consecutivo.

 

No dia 23, às 19h15, Tatiana Nascimento Finamore de Paula, gerente de RH da ArcelorMittal, abordará o tema “Como a parceria entre o RH e as lideranças eleva a produtividade nas empresas”. A profissional, que também é psicóloga, falará da sua experiência no setor de RH da empresa, no qual a valorização das pessoas, a satisfação, o desenvolvimento profissional e humano fazem parte dos principais fundamentos da política de recursos humanos. A ArcelorMittal é considerada a maior empresa siderúrgica do mundo com quase 300 mil empregados em 61 países.

 

Na segunda palestra da noite, alunos do segundo e terceiro semestres da Fatep apresentarão dicas sobre como participar de dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego, às 21h15.

 

Para finalizar a Semana de RH da Fatep, Eduardo Alves de Moura, supervisor Sênior de Remuneração e Benefícios na Hyundai Motors Brasil, comentará sobre “Estratégias de Gestão de Pessoas na Atualidade”, no dia 24, às 19h15. Entre seus diferencias na área de RH, conforme nota no site oficial, a empresa está sempre em busca de talentos profissionais que queiram revolucionar o ramo automotivo do país por meio de novas ideias e possibilidades.

 

A Semana de Estudos prioriza o engajamento dos alunos na realidade sobre a área de recursos humanos. “Enfrentamos novos padrões nos relacionamentos do ambiente corporativo, que visam desde a boa convivência no dia a dia como o crescimento da empresa a partir de iniciativas dos colaboradores”, diz Tânia Silvestre, coordenadora e professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep. “Outra iniciativa da programação é a participação de alunos em duas palestras. Os assuntos fazem parte da disciplina Treinamento e Desenvolvimento e visam, também, inserir os estudantes no ambiente empresarial”, completa.

 

Para o professor Marcos Antonio de Lima, diretor-mantenedor da Fatep, a Semana de Estudos coincide com a necessidade de atualização do profissional de RH. “Vivemos um novo momento neste setor, com funções que vão além das entrevistas para vagas de trabalho. A participação dos especialistas e a intensidade de estudos nesta semana favorece a preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho. A abertura do evento ao público é, também, mais uma oportunidade de apresentarmos as modernas instalações do novo campus e destacar nossa proposta de oferecer ensino com qualidade e em sintonia com as tendências educacionais”, convida o diretor da Fatep.

 

 

SOBRE OS PALESTRANTES

 

 

Flávio Reis é diretor de Lean Manufacturing da Caterpillar Brasil com responsabilidade pela implementação da metodologia Lean nas fábricas e escritórios no Brasil, além de plantas em outros locais da corporação. Antes desta posição, ocupou diversos cargos de liderança na Caterpillar, como Diretor de Operações, Compras, Supply Chain, Diretor Geral da Perkins em Curitiba, além de posições de liderança em TI, Logística, Logística e Estratégia Corporativa. Morou nos EUA por quase 2,5 anos, quando atuou no grupo de consultoria estratégica da corporação. Trabalhou também em outras empresas, como Goodyear, Cetesb e Banco Itaú. Casado, pai de dois filhos, é graduado em Processamento de Dados pela Fatec-Unesp/SP com MBA pela University of Pittsburgh.

 

Silvia Rovina Pereira é gerente de RH da Caterpillar Brasil, atualmente responsável pelas fábricas de Piracicaba e Campo Largo no Paraná. Seus principais objetivos são: estabelecer estratégias, políticas e ações para garantir a qualidade do clima organizacional, desenvolvimento de pessoas, plano de sucessão, programas de diversidade e inclusão, mudança cultural, gerenciamento de benefícios e programas de suporte ao empregado e suas famílias. Atuando há 26 anos na área de Recursos Humanos, também trabalhou em outros processos de RH tais como remuneração, folha de pagamento, contratos, relações trabalhistas e planos de previdência. Casada, mãe de dois filhos, é graduada em Processamento de Dados pela Unimep -SP com MBA em Recursos Humanos e Gestão de Negócios pela FIA-USP.

 

Tatiana Nascimento Finamore de Paula é psicóloga, pós-graduada em gestão estratégica de Recursos Humanos com formação em coaching e programação neolinguística. Vinte anos de experiência com conhecimento em todos os principais processos de gestão de pessoas incluindo relações trabalhistas e negociação sindical. Atuante na ABRH  tendo sido diretora de educação na seccional ES de 2009 a 2014.  Experiência em empresas de multinacionais de  grande porte, como Vale onde foi coordenadora de RH na diretoria de engenharia de portos e ferrovias e atualmente como Gerente de RH da ArcelorMittal, sendo responsável pela área de recursos humanos da unidade de Piracicaba, Metálicos e fábrica de telas.

 

Eduardo Moura possui 30 anos de carreira corporativa, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais como especialista e gestor de recursos humanos em seus diversos subprocessos, sobretudo em empresas do ramo industrial e automotivo, com destaque para Metal Leve/Mahle, Accenture, Delphi Automotive, Grupo Gerdau, Schneider Electric e Cummins Brasil. É graduado em Administração pela EAESP – FGV e pós-graduado em Recursos Humanos pela FGV. Aborda temas sobre estratégia de gestão de pessoas na atualidade, gestão de desempenho, gestão de carreiras e recompensa e reconhecimento – Meritocracia, Remuneração Variável e Benefícios (Total Compensation). Atualmente ocupa a posição de Supervisor Senior de Remuneração e Benefícios na Hyundai Motors Brasil.

 

PROJETO CRUSH AO VIVO

Em tempos de paquera online que nem sempre dão certo, alunos do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep resolveram dar uma ajudinha ao cupido virtual e criaram o “Crush ao Vivo”, uma brincadeira com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a decoração da Semana de Estudos de RH. De acordo com a aluna Caroline Gava, a ideia surgiu durante conversa entre colegas e professores sobre patrocinadores para o evento.

 

Para se declarar (pode ser anônimo), o aluno deve procurar um dos organizadores do Projeto Crusch e doar R$ 1,00 para ganhar um coração de papel. Após escrever a mensagem, é só colocar na caixa de papelão localizada no corredor principal da Fatep e aguardar.

 

A missão que pode fazer a paquera virar namoro (ou ficante) está a cargo dos estudantes do RH, idealizadores da atividade. “Entregamos as mensagens nas classes. Estamos aguardando notícias se estão dando certo”, brinca Caroline, que está procurando patrocinadores para a Semana de Estudos de RH da Fatep.

 

DATA – DIA DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS

O Dia do Profissional de Recursos Humanos comemora-se em 3 de junho. A data foi oficializada em 1976 quando foi fundada a World Federation of People Managemente Associations – WFPMA, onde realizaram uma homenagem aos profissionais de RH. No Brasil foi oficializada por Genézio Lucone, fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal – atual ABRH-SP.

 

SERVIÇO:

Fatep realiza Semana de Estudos de Recursos Humanos

Em comemoração ao Dia do Profissional de Recursos Humanos

Tema: “Aprender, desenvolver e inovar: Pilares para o sucesso em Gestão de Pessoas”,

Data/horário: De 22 a 24 de maio, às 19h15

Palestrantes: Flávio Reis, diretor de Lean Manufacturing da Caterpillar Brasil; Silvia Rovina Pereira é gerente de RH da Caterpillar Brasil; Tatiana Finamore, gerente de RH da ArcelorMittal e Eduardo Moura, Supervisor Senior de Remuneração e Benefícios na Hyundai Motors Brasil

Inscrições e informações: www.fateppiracicaba.edu.br – menu Cursos de Extensão

Local: Av. Rio Claro, 290 – Bairro Areão – Piracicaba/SP

Fones: (19) 3432-9957 / (19) 3301-2550

 

 

Comentários

Notícias relacionadas