10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Faça você mesmo: soluções caseiras para higienizar o sofá

Compartilhe essa notícia!

O móvel pode ser limpo utilizando água, aspirador de pó e outras misturas.

 

Utilizado com frequência pelos moradores da casa, é importante que você procure sempre limpar os sofás de tempos em tempos. Além de ficar com a aparência suja com o passar do uso, eles também acumulam poeira, ácaros, fungos, bactérias e vírus. Isso pode causar alergias, irritações e até mesmo doenças respiratórias.

 

A limpeza dependerá do modelo de sofá, já que existem produtos e procedimentos que são proibidos para certas superfícies. Mesmo com a eficiência das limpezas caseiras, ainda há a recomendação para que você procure, uma vez por ano, um profissional especializado nesse tipo de serviço, para que ele faça a higienização adequada.

 

A seguir, conheça algumas das soluções caseiras para fazer a limpeza apropriada desse móvel tão utilizado no dia a dia de milhões de pessoas.

Aspirador de pó

Uma das formas mais recomendadas para higienizar o móvel é a utilização minuciosa do aspirador de pó. Com ele, é possível retirar parte desses agentes alérgenos que ficam presentes, além da poeira.

 

Sua frequência dependerá de fatores como o uso diário, número de moradores que se sentam nele e a presença de animais, como gatos e cachorros. Você pode utilizá-lo a cada 15 dias, mas quem tem bicho de estimação ou crianças pequenas em casa, pode tornar esse intervalo menor — uma vez por semana.

 

Após o uso do aparelho, você pode passar um pano levemente umedecido com água para retirar partículas de sujeira que ainda estejam presentes na superfície. No caso de sofás de tecidos, é permitido utilizar um pouco de detergente neutro e escova de cerdas macias para reforçar a limpeza.

Água

Em temperatura normal, a água pode ser utilizada para limpar alguns tipos de sofás. Junto do uso de um detergente neutro, essa escolha é mais recomendada para modelos de couro e courino e até mesmo de napa. Contudo, é importante que você tenha muito cuidado nesse momento e não abuse ao limpar.

 

A recomendação para esses modelos é para a utilização de uma flanela bem macia para não riscar a superfície. A limpeza torna-se mais completa se você utilizar produtos específicos que ajudam o couro a se manter firme e não ter rachaduras, conservando o sofá por mais tempo.

 

Vale lembrar que não se recomenda a aplicação de produtos químicos ou abrasivos, uma vez que eles podem danificar o móvel.

Vinagre

Algumas misturas caseiras também podem ajudá-lo na limpeza do sofá. Uma das alternativas é o uso de vinagre misturado com água morna, que pode ser usado em sofás de veludo, linho e tecidos de uma forma geral. A mistura envolve  1 litro de água morna para ¼ de vinagre branco.

 

Borrife a solução pelo móvel para remover manchas. Caso o sofá esteja muito sujo ou a mancha esteja difícil de ser retirada, você pode usar uma esponja para auxiliá-lo na tarefa. Não use escova ou outro objeto que possa danificar o tecido.

Mistura de bicarbonato e amaciante

Para tirar o mau cheiro, você pode fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com amaciante. Isso é bom para tirar o odor de algum líquido que foi derramado nele, por exemplo. Para formá-la, misture em um borrifador, 1 litro de água, ¼ de álcool, ½ copo de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 colher de sopa de amaciante.

 

Essa combinação é muito indicada para móveis que exigem lavagem a seco. A vantagem dessa escolha é a rápida evaporação do álcool. Recomenda-se que você borrife a uma distância maior do sofá e que complete a limpeza com um pano, esfregando-o levemente pela superfície.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!