10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Faça sua festa junina em casa com comidas típicas deliciosas

Compartilhe essa notícia!

Quitutes são o principal charme da tradicional festa brasileira.

 

A chegada do mês de junho no Brasil sempre foi sinônimo de comemoração de uma das mais tradicionais celebrações do país: as festas juninas. Elas são comemoradas no Brasil inteiro, em especial, na região nordeste, sendo uma forma de valorizar a cultura brasileira por meio da dança, da música e da culinária.

 

Por causa da pandemia do coronavírus, não será possível comemorar as festas juninas em público este ano. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa fazer uma celebração em casa, junto a sua família. Tendo a higiene em primeiro lugar, existem formas de ter, ao menos, um gostinho dos quitutes da festa, literalmente.

Comidas típicas: saiba como fazê-las

O principal charme da festa são as diversas comidas típicas dela, saboreadas por milhões de brasileiros. Não sabe como prepará-las? Fique tranquilo! Abaixo, conheça a receita de algumas das mais famosas.

Canjica

Também conhecida como mungunzá, a canjica é um dos quitutes mais queridos pelos amantes da festa junina. O preparo do prato começa deixando a canjica de molho, por cerca de 2 horas, em água fria. Depois, escorra a água e coloque a canjica ao fogo na panela de pressão com 2,5 L de água fria, reduzindo o fogo após a fervura.

 

Após 1 hora de cozimento, retire a canjica do fogo, deixe que toda a pressão saia e abra a panela. Coloque leite condensado e leite em pó, fervendo por mais 5 minutos e mexendo ocasionalmente até ficar bem cremoso. Por fim, coloque-a em uma tigela funda e sirva a comida polvilhada de canela.

Quentão

As festas juninas acontecem no início do inverno brasileiro, portanto, o quentão é a bebida certa para enfrentar o frio e aproveitar a festa. Para iniciar o preparo do seu, coloque uma colher (sopa) de gengibre ralado, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, uma casca de laranja e uma de limão, 2 ramas de canela e 5 cravos-da-índia em uma caçarola média.

 

Coloque a caçarola em fogo médio e deixe cozinhar até que o açúcar derreta completamente, formando um caramelo dourado. Retire a panela do fogo e regue, aos poucos, com água. Mexa delicadamente para misturar e retorne a panela para o fogo médio, adicionando 3 xícaras (chá) de cachaça.

 

Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Depois, apague o fogão e sirva-se direto da caçarola com uma concha.

Maçã do Amor

Em junho, também é comemorado o Dia dos Namorados, então, nada melhor do que preparar uma receita romântica, não é mesmo? Para fazer a maçã do amor, separe algumas maçãs, espete-as com 1 ou 2 palitos de sorvete, para dar firmeza quando for caramelizar, e unte formas de alumínio, como de bolo, com um pouco de óleo.

 

Para preparar a calda, coloque 1 colher (sopa) de vinagre, 1 kg de açúcar e 1 corante vermelho, em pó ou líquido, em uma panela 500ml de água. Não é necessária colher, misture os ingredientes apenas mexendo a panela. Deixe em fogo alto até a água ferver. Quando isso acontecer, coloque em fogo médio e mantenha por mais 25 minutos.

 

Mergulhe a ponta de um dos palitos na calda. Depois, pingue na forma em segundos. Pressione a ponta com o dedo, amassando-a, e solte sobre a forma. Caso faça um barulho de sólido, desligue o fogo e comece imediatamente o processo de mergulhar as maçãs na calda e colocar na forma que foi untada.

 

Lembre-se de que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, uma vez que a calda irá endurecer rapidamente.

Caldo de feijão

Coloque o feijão de molho na véspera do preparo. Escorra e descarte a água, adicionando o feijão em uma panela de pressão. Cubra os grãos com muita água, acrescente 2 folhas de louro, tampe a panela e coloque para cozinhar.

 

Após a panela chiar, deixe o feijão no fogo por cerca de 40 minutos, até ficar bem macio. Em outra vasilha, refogue 2 cebolas grandes picadas, 1 cabeça de alho amassada, 200g de bacon picado e ½ linguiça calabresa no óleo, até todos ficarem dourados. Mexa de vez em quando para não queimar o fundo da panela.

 

Junte os temperos com o feijão e um pouco do caldo à panela de condimentos, para retirar a borra que ficou presa no fundo. Ela será a responsável por dar sabor ao feijão. Acrescente um pouco de sal, cominho e pimenta, deixando ferver e cozinhar por mais 10 minutos. Espere esfriar e bata no liquidificador aos poucos.

 

Volte com o caldo para a panela, coloque azeite e água até que ele fique na consistência desejada. Prove para ver se está bom e aqueça bem na hora de servir.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!