18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Exposição de artes plásticas do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontece neste domingo (10) em Sumaré

Compartilhe essa notícia!

O projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara”, da 3S Projetos, encerra-se em Sumaré com uma exposição de artes plásticas no dia 10 de dezembro. A mostra conta com os trabalhos realizados pelos alunos que participaram do projeto e ficam expostos no Salão Paroquial do Jardim Denadai das 8h às 16h.

Foram cerca de 30 participantes das oficinas que transformaram a forma de vivenciar a arte. As obras expostas mostram um pouco das técnicas trabalhadas em sala de aula e da criatividade dos alunos em temas como desenho, pintura, dança, pintura corporal, tecelagem e tingimento.

No total foram 10 encontros na cidade, que tiveram o objetivo de divulgar conhecimentos sobre a cultura marajoara e, dessa forma, desenvolver nas pessoas o interesse pela cultura dos Marajoaras, que é especialmente evidenciada pelos grafismos por eles utilizados. O projeto também buscou capacitar seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso.

Realizadas com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), as oficinas contam com o patrocínio da Honda e apoio da Prefeitura de Sumaré.

Arte Marajoara – A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C. O grafismo marajoara concentra distintos padrões estéticos evidenciados principalmente em pinturas cerâmicas, realizadas com destreza, tendo em conta as formas esguias e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decoradas.

Serviço – A exposição de artes plásticas do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara acontece no dia 10 de dezembro, das 8h às 16h, no Salão Paroquial do Jardim Denadai (Rua Paulo Conrado de Lima, 23), com visitação gratuita.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!