19 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Evento na Agrishow desmistifica mercado de capitais para empresários rurais

Compartilhe essa notícia!

IBDA apresentará aos participantes da feira os instrumentos privados de crédito para o agronegócio

Com o objetivo de ampliar o acesso de empresários rurais às informações sobre o mercado de capitais e instrumentos privados de crédito usados no financiamento do setor, o evento “O Agro e o Mercado de Capitais” acontecerá no dia 2, às 9h, no auditório do Centro de Cana, durante a Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP).

O evento integra o road show realizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o IBDA (Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio) e o IPA (Instituto Pensar Agropecuária) para aproximar produtores rurais dos instrumentos privados de crédito utilizados no financiamento do setor. A abertura contará com os deputados Pedro Lupion, Arnaldo Jardim, Itamar Borges da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Francisco Maturro, Nilson Leitão e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. Na sequência, um painel trará as “Oportunidades para o produtor rural”, finalizando com casos práticos de CRA (Certificados de recebíveis do agronegócio) e Fiagro (Fundos de Investimento do Agronegócio).

“Esta é a iniciativa de maior destaque da CVM junto ao setor agro, levando conhecimento aos produtores sob a ótica do mercado de capitais”, explica Renato Buranello, presidente do IBDA. A proposta da instituição é de que, em cada localidade, o evento tenha a parceria e o apoio de uma associação local. “A agricultura tem demandado cada vez mais recursos. Precisamos renovar e ampliar as fontes de financiamento, oferecendo alternativas privadas e fora do modelo anterior já conhecido, que conta com instrumentos e recursos públicos e direcionamento através das instituições participantes do Sistema Nacional de Crédito Rural. Essa iniciativa vai trazer uma concorrência sadia, facilitando a experiência do produtor rural”, explica Buranello.

O Fiagro, por exemplo, tem tido um boom no mercado de capitais. Dados da B3 mostram que, no final do ano passado, o crescimento do patrimônio líquido do fundo foi de 544%.  O saldo total passou de R$ 1,6 bilhão para R$ 10,3 bilhões. Em fevereiro de 2023, conforme levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitai (Anbima), esse patrimônio já está em 11,1 bilhões. Para difundir conhecimento sobre o fundo, o IBDA acaba de lançar uma cartilha sobre o Fiagro que permite compreender o que são fundos de investimento, entender conceitos e normas vinculadas ao FIAGRO e às suas modalidades específicas, apontando as características principais, seu regime tributário e as normas subsidiárias que lhe são aplicáveis. A cartilha pode ser baixada gratuitamente pelo link: IBDA – Cursos de especialização em direito do agronegócio – IBDA (direitoagro.com)

Ao apresentar informações sobre os instrumentos de crédito ao produtor e investidores, o IBDA mostrará que ele precisa se organizar para ingressar no mercado de capitais. O presidente da instituição destaca que os contratos comerciais e as duplicatas geradas nas relações entre os produtores e seus agentes econômicos poderão ser “embalados” e levados ao mercado de capitais, com a distribuição desses papéis junto à população urbana e rural que poderá participar de uma atividade importante – o agronegócio – obtendo remuneração desse capital investido.

“Temos recursos públicos, recursos de tradings que antecipam ao produtor o preço da produção futura, das operações de barter que possibilitam a troca de insumos por CPR e queremos ampliar isso. A CPR pode ir ao mercado de capitais através de uma operação de CRA, como é feito em revendas e distribuidoras de insumos”, detalha Buranello. “O produtor poderá ter acesso a recursos mais baratos porque há outras fontes de financiamento concorrentes com as já existentes, principalmente do mercado bancário. Será uma nova relação entre o produtor e quem empresta os recursos, sem a intermediação bancária.”

Sobre o IBDA

O Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) tem por objetivo o estudo do Direito & Economia dos Sistemas Agroindustriais (SAGs), formando um observatório para a formulação de políticas públicas e melhor interpretação do conjunto de normas que regulam o setor. O Instituto promove a difusão de conhecimento específico sobre regime jurídico do setor, bem como estudos técnicos que venham a contribuir para seu melhor desenvolvimento.

Serviço:

Evento “O Agro e o Mercado de Capitais”

Data/horário: 2 de maio, a partir das 9h

Local: auditório do Centro de Cana, dentro do Agrishow – Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!