24Horas Santa Bárbara d´Oeste 

Estudantes visitam exposição na Câmara e conversam com o artista Leonardo Smania

Por iniciativa da professora de artes Gabriela Pyles Barcellos, alunos do sexto ano do Colégio Êxitus-Objetivo visitaram, no hall da Câmara barbarense, a exposição “Vozes de um futuro Esquecido”, do artista plástico Leonardo Smania e da educadora Beatriz Torres. Além de conhecer as obras, retratos em pintura de alunos, as quais utilizam carteiras escolares quebradas como se fossem telas, os estudantes puderam conversar com o expositor, que também visitou a sede do Legislativo.

Para Gabriela, que tem discutido com os estudantes o que é arte, sobretudo o conceito de arte contemporânea, os estudantes estão bastante interessados no movimento de arte de rua e em intervenções urbanas, como grafite e pichação. “Eles vieram para conhecer o trabalho do Leonardo [expositor] e ouvir o que ele tem a dizer, pois na sala de aula não teríamos o mesmo contato. Essa interação torna o aprendizado mais dinâmico”, afirmou a professora, ressaltando que a escola tem o papel de apresentar essa problemática, levando o aluno a refletir. Gabriela destaca que enquanto o grafite é mais legitimado e reconhecido, por seu valor midiático e seu potencial de venda, a pichação deve permanecer como manifestação de protesto, incômoda, de pessoas marginalizadas que querem ser vistas e ouvidas. “O dia em que não for mais incômodo, não haverá mais sentido na pichação”, disse.

Depois de conversar com os alunos, o artista plástico Leonardo Smania afirmou estar surpreso com a curiosidade e com o conhecimento dos estudantes, que sabiam, inclusive, do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat, o qual ganhou popularidade na década de 1980 por seu trabalho como grafiteiro em Nova Iorque. “Fiquei muito feliz em poder participar desse encontro e discorrer um pouco sobre arte de rua com esses alunos, que demonstraram ter uma visão de arte não usual para crianças de 10 a 12 anos. Tenho feito muitas palestras com alunos mais velhos, inclusive de nível técnico, e fiquei impressionado com os questionamentos inteligentes e pertinentes que me fizeram”, destacou.

 

Serviço:

A mostra “Vozes de um futuro esquecido”, inspirada em entrevistas com estudantes da rede pública, para destacar o rosto e a individualidade de cada um, permanece no hall do Legislativo até sexta-feira, dia 24 de fevereiro. O Legislativo barbarense fica aberto ao público das 8 horas às 18 horas.

 

 

Câmara de Santa Bárbara d’Oeste

Comentários

Leia também...