Estudantes celebram Dia da Consciência Negra com apresentações culturais

A Praça Coronel Luís Alves (Central) recebeu nesta quinta-feira (20) apresentações culturais em alusão do Dia da Consciência Negra. Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, mais de 600 alunos da rede municipal de ensino se apresentaram no local com objetivo de transmitir e mostrar por meio das atividades o legado da cultura negra na música, artes visuais e educação. A programação segue até o final do mês com  variedade de atividades com o objetivo de promover reflexões sobre temáticas das comunidades afrodescendentes.

 

As apresentações fazem parte do trabalho desenvolvido nas escolas referente a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que trata a questão de sensibilizar e reconhecer a diversidade cultural e compreender a importância da história e cultura dos povos africanos valorizando o respeito e lutando contra o racismo e preconceito. “As apresentações foram brilhantes. Parabenizamos todas as escolas participantes. O evento emocionou o público presente e as ações do Dia da Consciência Negra superaram todas as expectativas”, disse a assessora técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Rita Frota.

 

Participaram as unidades Emefei (Escola Municipal Ensino Fundamental e Educação Infantil) Profª Maria Augusta C.C. Bília, Emefei Prof Iraídes Ferreira Lourenço, Emefei Anália de Lucca Furlan, Emefei Profª Mariana Fracassi Schmidt, ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) Dr. Euvaldo de Queiroz Dias, CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Carmelina Pellegrino Cervone e CIEP Prof. José Renato Pedroso, Emefei Profª Purificacion S. Fonseca – Dª. Pura, e dos CIEPs Angélica Sega Tremocoldi e Padre Victório Freguglia.

 

O Museu da Imigração recebe nesta quinta-feira (20), às 19h30, exposição fotográfica “Vozes da África e Igualdade em Foco” da fotógrafa barbarense Anna Syathicosck. Em conjunto com a mostra, a exposição de bijuterias e adereços afro com Ana Ñbandi também marca a data, além de apresentação de maracatu com o grupo Baque de Santa e roda de capoeira com membros da Associação de Capoeira do contra-mestre Motta. O Museu está localizado na Rua João Lino, 371, Centro. A exposição pode ser vista de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-5082.
Confira a programação completa do evento:

– Exposição Itinerante “África e Nós”
Período 10/11 a 28/11
Secretaria de Educação
– Exposição do produto final do Projeto Baobá
Período 16/11 a 28/11
Secretaria de Educação
– Cine Debate com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Dia 17/11 às 19 horas
Salão Nobre da Secretaria de Educação
– Exposição das obras de João Batista Stork
Período 10/11 a 28/11
Centro Cultural e Biblioteca Profº Léo Sallun
– Exposição fotográfica “Consciência Viva” de Ricardo Greggo
Mês de novembro
Hall do Paço Municipal
Dia 22/11 (Sábado) das 10h30 às 12 horas
– Desfile “Belezinha” e workshop “Cris Beleza Negra”
Dia 23/11 a partir das 13 horas
Praça Central Coronel Luís Alves (Central)
-Exposição fotográfica “Vozes da África e Igualdade em Foco” de Anna Syathicosck
-Exposição de bijuterias afro de Ana Nbandi
Período 20/11 a 29/11

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas