RMC 

Estruturas pré-moldadas são instaladas no futuro prédio da Academia da Guarda Municipal de Americana

A Guarda Municipal de Americana instalou as estruturas pré-moldadas em um espaço nos fundos da sede da autarquia onde, futuramente, funcionará a Academia da Gama, espaço voltado à formação, capacitação e aperfeiçoamento dos patrulheiros. Sem nenhum custo aos cofres públicos até o momento, a obra é tocada desde 2017 por meio de parcerias e utilização de mão de obra dos próprios guardas. “Em 2017, fizemos a escavação e a sondagem do terreno. Em 2018, foi feito o alicerce e, em dezembro,  foram instalados os pré-moldados”, explicou o comandante Marcos Guilherme.

 

O prédio será constituído de dois pisos com 550 m² de área construída e a expectativa é de que seja concluído em 2020. No térreo, funcionará o setor de armas, com salas de reunião e do instrutor e oficina para manutenção e conserto. Haverá, ainda, um estande de tiro, com 25 metros de profundidade e com sistema de acústica e exaustão apropriado para essa prática especificamente. No piso superior, funcionará a área administrativa da Gama, com a Central de Monitoramento, espaço para atividade física e treinamento funcional e um pequeno auditório.

 

“Será a realização de um sonho como patrulheiro e também como atual comandante da corporação. Estou na Gama há 23 anos, e com seis anos dentro da autarquia, em 2001, fiz uma especialização na Polícia Civil e me tornei instrutor de armaria e tiro.  E desde então, me dediquei às instruções para capacitação da corporação. O novo espaço dará oportunidade aos patrulheiros para que realizem os seus treinamentos de tiro sem nenhum custo particular. E um guarda treinado está mais apto a prestar um atendimento melhor à comunidade, defendendo a população e a si mesmo de possíveis agressores”, conclui Marcos Guilherme.

 

A Academia da Guarda Municipal foi instituída pela Lei 6.178, e hoje as atividades são realizadas em vários locais, como o Clube de Tiro de Americana, o Centro Cívico, entre outros. Quando as novas instalações estiverem prontas, a academia terá um espaço físico próprio, com todos os exercícios concentrados em um único lugar.

 

Na manhã da última sexta-feira (14/12), o vereador Thiago Martins visitou as obras, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição do comandante Marcos Guilherme para colaborar no que for possível.

 

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Leia também...