Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Estilo de decoração Japandi: veja a última tendência de décor

Decoração única e inovadora, resgata elementos da cultura japonesa e escandinava, criando ambientes funcionais e aconchegantes.

 

 

Segundo o Pinterest Predicts, relatório de tendências para o ano de 2021, lançado pela plataforma Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos inspiradoras, o estilo Japandi está em alta. Mas você sabe o que isso significa?

 

Também conhecido como Japanordic ou Scandinesa, esse estilo é uma união entre os designs japonês e escandinavo, aliando minimalismo e elegância. É também a união entre as filosofias Wabi-sabi (japonesa) e Hygge (escandinava). Na filosofia Wabi-sabi se celebra a imperfeição e a impermanência da vida, já a filosofia Hygge, busca a felicidade através do bem-estar e do conforto.

 

Parece uma mistura exótica, de culturas muito distintas, né? É verdade, mas esses dois estilos conversam bastante entre si e a mistura deles gera ambientes lindos, funcionais e agradáveis. Neste artigo você verá dicas para ter um ambiente Japandi.

 

Uma delas é investir em sofá, poltrona e cadeiras confortáveis, de linhas simples e cores neutras. Preferencialmente feita de materiais naturais, como madeira e metais.

 

Cores

O Japandi representa tranquilidade, calmaria e também acolhimentos e aconchego. As cores escolhidas para o ambiente devem expressar esses sentimentos. Adote cores neutras e clássicas em predominância, como branco, cinza e vários tons de madeira.

 

Nas peças decorativas você pode apostar em candy colors, como rosa-claro, ou em cores que remetam à natureza, como verde, ocre e azul. O preto pode estar presente também, mas não pode ser dominante.

 

Materiais

O estilo Japandi privilegia matérias-primas naturais como metais, madeiras, vime, rattan, bambu, terracota, papel, pedras, cerâmica, cimento, corda e tecidos crus. São exemplos itens como luminária de papel, cestos e caixas de fibras naturais, peças feitas em linho. Os produtos devem remeter às origens da pessoa e fornecer uma conexão profunda com a natureza.

 

Deve-se priorizar materiais feitos artesanalmente, que tenham personalidade e não sejam perfeitos como em produção fabril, reverberando a filosofia japonesa.

 

Iluminação

Este estilo tem como característica a iluminação natural abundante, comum aos dois estilos originários. Portanto, tenha grandes janelas e organize os móveis para que eles não sejam obstáculos para a entrada de luz.

 

Em relação à iluminação artificial, considere uma iluminação indireta, mais intimista, com a presença de luminárias, lanternas ou velas, criando um ambiente sereno e receptivo.

 

Plantas

Neste estilo é bem importante a presença de plantas para gerar a sensação de integração da natureza com o ambiente externo. Contudo, aqui não falamos em plantas em abundância, como em outros estilos. Com a tendência minimalista japonesa, menos é mais.

 

Você pode ter uma linda planta posicionada em um ponto focal para criar um destaque na decoração. Opte por plantas altas com folhas longas, finas e elegantes, e também por formas simples. Invista em um belo vaso.

 

Artigos decorativos

O toque escandinavo na decoração é famoso por criar ambientes encantadores e acolhedores. Use os artigos funcionais e decorativos para esse fim, como almofadas, colchas, mantas e tapetes. Utilize tecidos naturais, mas também com texturas, que promovem maciez e contrastes ao toque, criando um verdadeiro ninho.

 

Organização

As peças decorativas devem ter um propósito na sua vida. Os itens que compõem o ambiente não podem apenas estar distribuídos pelo cômodo, sem intencionalidade.

 

Não acumule objetos e móveis, criando a sensação de desorganização. Desapegue daquilo que não tem utilidade em sua vida. Preze pela simplicidade e funcionalidade sempre.

 

Tenha a delicadeza como finalidade. O estilo Japandi preza pelo que é simples, pelo útil e pelo prático. Essa atmosfera deve estar presente em toda a sua casa.